Você está aqui: Página Inicial Notícias A beleza do tempo

A beleza do tempo

por Tatiana Toledo Ferreira última modificação 31/08/2017 14:24
Por meio da fotografia, exposição de Débora Mendes busca o empoderamento de mulheres idosas a partir da valorização de atributos físicos relacionados à velhice

Produzir, por meio da fotografia, múltiplos olhares ao redor da trajetória de mulheres idosas, construindo variados sentidos e percepções das relações destas com seus corpos. Este foi o propósito da estudante de jornalismo e estagiária da Coordenação de Comunicação Social do Campus Ouro Preto, Débora Mendes, ao idealizar a exposição “A Beleza do Tempo”. O projeto resulta de seu trabalho de conclusão de curso pela Universidade Federal de Ouro Preto e ficará em cartaz na Galeria de Arte Ney Cokda do IFMG, em setembro.

“A ideia surgiu após um trabalho fotográfico realizado com minha avó, em que as marcas do tempo em sua pele me chamaram a atenção pela beleza que até então havia passado despercebida pelos meus olhos. A partir disso percebi a necessidade de dar visibilidade aos idosos, que mesmo com o crescimento da expectativa de vida, ainda ficam à margem da sociedade”, explica Débora. Para ela, tal situação resulta dos diversos estereótipos existentes e reforçados pela sociedade, especialmente no caso das mulheres.

A necessidade de dar voz a essa parcela da sociedade, que mesmo em constante crescimento, ainda é esquecida por muitos, também motivou o trabalho. “Por meio da fotografia, este projeto buscou o empoderamento de mulheres idosas, rompendo com a cultura de cultuação ao novo. Assim, nesta exposição fotográfica, foram retratadas seis mulheres com mais de sessenta anos, que aceitaram se despir dos estereótipos e apresentaram as marcas do tempo em seus corpos”, afirma.

A abertura de “A Beleza do Tempo” será realizada na próxima segunda-feira, 04 de setembro, às 16 horas. A visitação segue até 29 de setembro, das 9h às 22h.

Exposição: A Beleza do Tempo, de Débora Mendes

Abertura: 04/09/2017, às 16 horas