Você está aqui: Página Inicial Notícias Seja a mudança, aceite o desafio

Seja a mudança, aceite o desafio

por Tatiana Toledo Ferreira última modificação 31/08/2017 09:54
Projeto mundial e colaborativo recruta alunos e professores do ensino médio. No campus, professora Shirlene Bemfica será uma das responsáveis pelo projeto.

Be the Change, Take the Challenge é um grande projeto colaborativo mundial para professores e alunos do ensino médio. Dia 1º de setembro é a data oficial de início do projeto, no qual 80 escolas secundárias de todo o mundo trabalharão juntas.

A professora Shirlene Bemfica de Oliveira será uma das responsáveis pelo projeto no IFMG – Campus Ouro Preto. A ideia é trabalhar na coletividade para discutir, entender e tentar minimizar os impactos dos problemas mundiais.

Para saber mais ou participar, procure a professora Shirlene no Pavilhão de Línguas às quintas-feiras, das 11h às 12h30.

Sobre o projeto

A ideia do projeto nasceu na Noruega em abril de 2017, quando a professora Barbara Zielonka completou oficialmente um projeto anterior intitulado “O universo é feito de histórias minúsculas”, juntamente com 35 escolas de todo o mundo. Em maio de 2017, ela convidou os professores mais envolvidos do projeto anterior a participar do Be the Change, Take the Challenge. Após várias semanas de discussões ativas nas férias de verão, decidiram lançar um novo projeto com foco nas metas de desenvolvimento sustentável da ONU (The Sustainable Development Goals) e cooperação global. Os principais objetivos deste projeto são ajudar os alunos e professores a compreender a importância dos SDGs através da colaboração entre estudantes de todo o mundo, aumentar as habilidades em comunicação escrita e oral e desenvolver a cidadania ativa entre os nossos alunos.

Dentro de oito meses, os alunos da professora Barbara participarão de muitas discussões via Skype com estudantes dos Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Nigéria, Nepal, Alemanha, Polônia e Brasil e encontrarão boas soluções para os problemas do mundo. A construção coletiva de conhecimentos, pensamentos, atitudes, opiniões e soluções diferentes serão uma grande oportunidade para alunos e professores.

 

desafio.jpg

Link do projeto: https://bethechangetakethechallenge.wordpress.com/

Link para as metas de desenvolvimento sustentável: https://plan.org.br/blog/2017/02/conheca-objetivos-desenvolvimento-sustentavel

https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/

Ações do documento