Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cerimônia marca a recondução de Reginato Fernandes dos Santos ao cargo de Diretor-Geral do IFMG - Campus Ouro Preto

por Tatiana Toledo publicado: 30/11/2023 13h32, última modificação: 30/11/2023 13h32

Na tarde de terça-feira, 28 de novembro, foi realizada a cerimônia de recondução do professor Reginato Fernandes dos Santos ao cargo de Diretor-Geral do IFMG - Campus Ouro Preto para a gestão 2023-2027. A solenidade ocorreu no Auditório Arthur Versiani Machado e contou com a presença de servidores, estudantes, terceirizados, convidados e autoridades locais.

Em seu discurso, Reginato reconheceu os desafios de representar uma comunidade tão diversa e heterogênea como o Campus Ouro Preto e reafirmou seu compromisso com a atualização institucional necessária diante do novo contexto enfrentado pelo IFMG. Ele também relembrou momentos que marcaram sua primeira gestão, ocorrida em grande parte durante a pandemia, o que exigiu mudanças profundas em todo o planejamento previsto. "O período de gestão que se encerra foi ímpar, inovador e didático, mas certamente, o aprendizado precisa ser colocado em prática a partir de então. Hoje há maturidade para entender que os processos do campus precisam ser melhor estabelecidos para garantir uma dinâmica mais assertiva para a instituição. Ter fluxos e processos mais bem estruturados nos permitirá cuidar melhor das pessoas, ponto central do nosso trabalho", afirmou.

O diretor-geral destacou ainda a importância do início das discussões do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) no âmbito do campus, quando a instituição terá a oportunidade de traçar metas e ações para os próximos anos. Reconheceu, também, a importância da manutenção e ampliação da participação do campus não apenas nas pautas da educação, mas também em outras esferas, entre elas, a inovação e o desenvolvimento econômico do município de Ouro Preto.

Por fim, o diretor reeleito registrou sua satisfação por representar "uma maioria de crianças, jovens e adultos deste país que não nasce em berço esplêndido, mas nasce com esperança, em uma família que quer dar mais ao filho do que teve e que acredita na educação como caminho para uma vida melhor", fazendo um agradecimento emocionado à sua família presente na cerimônia. "Aos servidores, reitero o meu comprometimento com o trabalho em prol deste campus. Às alunas e aos alunos, comprometo-me a proporcionar a melhor formação profissional e cidadã que esta instituição pode dar. Estou disposto a quebrar paradigmas que ainda temos", pontuou.

O chefe de Gabinete da UFOP, Hélido Bolomo, representando a reitora Cláudia Aparecida Marliére de Lima na solenidade, desejou sucesso e sabedoria ao diretor-geral, ressaltando a intenção de estreitar laços entre ambas as instituições. Destacou, ainda, o papel das universidades e dos institutos federais para o desenvolvimento da sociedade: "As instituições públicas foram atacadas em determinados momentos da pandemia, mas é neste espaço que se constrói ciência, saberes, tecnologia, pesquisa e o desenvolvimento do pensamento pessoal e econômico para melhoria das condições de vida das pessoas".

A secretária de Educação de Ouro Preto, Déborah Etrusco Tavares, representando o prefeito Angelo Oswaldo, afirmou, enquanto mãe de alunos do Campus Ouro Preto, ter orgulho desta instituição que forma vidas e pessoas. "Tenho alegria muito grande em falar que meus filhos são frutos da rede pública, passaram por essa escola e foram transformados por ela. Esse é meu desejo para todo e qualquer ouro-pretano e para cidadãos que vêm de tantos outros lugares para se formar aqui", disse. Enalteceu, ainda, a parceria de longa data entre prefeitura e campus e a participação atuante de Reginato Fernandes nas discussões acerca da educação no município.

Por fim, o reitor do IFMG, Rafael Bastos Teixeira, salientou as complexidades impostas às unidades que integram a rede de institutos federais, que se moldaram frente aos desafios que se apresentaram ao longo do tempo. Relembrou também os campi que originaram o IFMG, entre os quais o Campus Ouro Preto, que completam 15 anos enquanto institutos federais no próximo 29/12: "Sei que o Campus tem seus desafios, mas da nossa parte não vai faltar empenho e dedicação. Espero retornar várias vezes aqui, teremos um longo caminho pela frente. Contando com a experiência de todos e o trabalho em conjunto, seremos exitosos. Ao Reginato, fica meu desejo de sucesso, aprendizado e sabedoria nesse caminhar".

O evento foi marcado, também, por uma apresentação musical especial dos discentes Amanda Maria Rocha, Ícaro Gabriel Guimarães e Kauã Moreira, estudantes, respectivamente, dos cursos técnicos em Administração, Edificações e Metalurgia.

Diretor-geral do Campus Ouro Preto, Reginato Fernandes, participa de solenidade de posse conjunta do IFMG