Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inovação em Ouro Preto: IFMG e Prefeitura avançam com as obras do Hub Francisca Mina

publicado: 11/03/2024 17h19, última modificação: 11/03/2024 17h20

As obras do Hub de Inovação Francisca Mina estão em andamento, marcando o início deste projeto inovador em Ouro Preto. O espaço é o resultado da colaboração entre o IFMG - Campus Ouro Preto e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia da Prefeitura Municipal e representa um esforço conjunto para impulsionar o desenvolvimento tecnológico e promover um empreendedorismo mais coletivo na região.

O antigo galpão de materiais do IFMG - Campus Ouro Preto é o local que receberá o Hub. Esse local estratégico simboliza não apenas um espaço físico, mas uma iniciativa que busca revitalizar e aproveitar os recursos já existentes para promover a inovação e o empreendedorismo na comunidade.

O objetivo do Hub gira em torno do impulsionamento do empreendedorismo coletivo em Ouro Preto. Ao unir o conhecimento técnico do IFMG - Campus Ouro Preto, a visão inovadora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia e a participação ativa da comunidade, o Hub se apresenta como um ecossistema propício ao florescimento de ideias colaborativas e empreendimentos que transcendem o individualismo.

A relevância do espaço vai além do estímulo à tecnologia; ele representa um ambiente inclusivo que busca envolver empreendedores locais, estudantes e a população em geral, se destacando como um ponto de convergência para mentes criativas, estimulando a troca de conhecimentos, experiências e a construção de uma rede de apoio mútuo. Essa dinâmica coletiva é essencial para o surgimento de soluções inovadoras e para a consolidação de uma cultura empreendedora mais robusta e interconectada. Ao oferecer recursos e suporte, o local deve impulsionar o desenvolvimento de startups e contribuir para a formação de profissionais capacitados e empreendedores conscientes do impacto social de suas iniciativas. Dessa forma, o Hub se apresenta como um agente transformador, influenciando não apenas o cenário econômico, mas também a cultura empreendedora na região.

O compromisso do IFMG - Campus Ouro Preto em impulsionar o desenvolvimento tecnológico e promover uma visão de empreendedorismo mais coletivo permanece inabalável. O Hub de Inovação Francisca Mina é um marco na construção de uma comunidade empreendedora vibrante, alinhada com valores de cooperação, inclusão e responsabilidade compartilhada. O IFMG - Campus Ouro Preto reitera seu compromisso em ser um catalisador para a transformação e crescimento sustentável da região.

Texto: Guilherme Walter (Chefe da Seção de Inovação do IFMG - Campus Ouro Preto)