Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado Profissional em Ensino de Geografia realiza primeira defesa de dissertação

publicado: 01/03/2024 10h47, última modificação: 01/03/2024 11h34

O Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional – PROFGEO deu início ao período de defesas de dissertação da primeira turma ofertada pelo Campus Ouro Preto. A primeira, realizada na última sexta-feira, 23 de fevereiro, foi apresentada por Matheus de Castro Leal, com o tema "Ensino de Processos Hidrogeomorfológicos de Bacias Hidrográficas: contribuições da geografia escolar para a construção de conhecimento do estudante da educação básica". A orientação foi do professor Diego Alves de Oliveira.

O curso iniciou-se em março de 2022, com a oferta da primeira turma que se encontra, atualmente, no período de defesas dos trabalhos finais. Atualmente, o Campus Ouro Preto conta com duas turmas em curso. Já as aulas da terceira turma iniciam-se no próximo semestre letivo.

Para a chefe da Seção de Pós-graduação, Geralda Pena, a oferta do curso de Mestrado representou um passo importante para o IFMG - Campus Ouro Preto, pois ampliou a sua atuação para a Pós-Graduação stricto sensu. “O fato de ser um Mestrado em Rede Nacional fortalece o curso, pois se trata de um projeto pensado e executado por várias universidades e institutos federais, construído de forma coletiva por esta rede de instituições, visando a formação de qualidade para os professores de Geografia”, destaca.

A docente Cecilia Félix Andrade Silva, coordenadora do curso, explica que o Mestrado Profissional em Ensino de Geografia procura proporcionar formação geográfica consistente, atualizada e relevante ao exercício da docência na Educação Básica, visando dar ao egresso qualificação para o exercício profissional de professor de Geografia

“A área de concentração em Ensino de Geografia constitui a oportunidade de articular o conhecimento geográfico acadêmico e escolar, seus temas, conceitos, categorias e conteúdos específicos e transversais, com as inúmeras possibilidades de aplicação às situações e práticas didáticas, com criticidade e criatividade, com autonomia intelectual e pedagógica, segundo os princípios da ética e da cidadania”, afirma.

A coordenadora ressalta, também, que por meio das várias disciplinas que procuram desenvolver atividades teóricas e práticas que possam ser aplicadas em sala de aula, os professores mestrandos possam fazer diferente em seus locais de trabalho: “O Mestrado Profissional enfatiza estudos e técnicas em buscar ensinar a disciplina geográfica em sala de aula, para que os alunos possam construir, compreender e desenvolver pensamentos complexos sobre as relações existentes no espaço geográfico de pertencimento do alunato. Assim, o mestrado em rede proporciona uma gama de professores doutores de 15 instituições de ensino superior no ‘intercâmbio’ conhecimento e técnicas geográficas”.

Eventos científicos

Importantes resultados têm sido obtidos, também, a partir da participação de mestrandos e docentes em eventos científicos, inclusive, internacionais. Cecília cita, como exemplo, a oferta da disciplina em rede Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas ao ensino de Geografia, que teve como resultado a elaboração de artigos a partir de propostas da utilização de Sensoriamento Remoto no ensino de Geografia: “Os alunos aplicaram as atividades em seus locais de trabalho e tiveram seus artigos aprovados em um simpósio sul-americano. Dos trabalhos aprovados, dois foram escolhidos entre os melhores trabalhos, sendo que um foi selecionado para ser publicado em uma revista brasileira e o outro em uma revista cubana. Os alunos que participaram do evento tiveram a oportunidade de apresentar, apreender e verificar outras possibilidades do uso das tecnologias em sala de aula por meio do networking realizado entre profissionais da área que atuam nos mais diversas instituições de ensino da América do Sul”.

Perfil

Segundo a coordenadora do mestrado, a procura pelo curso tem sido expressiva, com alunos provenientes da região metropolitana de Belo Horizonte e de outros municípios mineiros, bem como dos estados de São Paulo e Espírito Santo. Há, ainda, mestrandos que atuam no município de Ouro Preto e egressos do próprio curso de Licenciatura de Geografia do campus.

Para saber mais

O Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional – PROFGEO é um programa de pós-graduação stricto sensu em Geografia, reconhecido e avaliado pela CAPES, credenciado pelo Conselho Nacional de Educação – CNE e validado pelo Ministério da Educação.

Saiba mais detalhes em https://profgeo.ouropreto.ifmg.edu.br/.