Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Publicado Processo Seletivo para concessão de Bolsa Permanência e Auxílio de Inclusão Digital Emergencial TIPO 2 do Programa de Assistência Estudantil 2021

publicado: 28/07/2021 19h55, última modificação: 28/07/2021 19h57

* Notícia atualizada em 28 de julho de 2021 para incluir a Retificação nº 01 do Edital que altera a Documentação Comprobatória Pessoal do Estudante e de todos os membros do Grupo Familiar (em formato digital).

O IFMG - Campus Ouro Preto torna público o Processo Seletivo para concessão de Bolsa Permanência e Auxílio de Inclusão Digital Emergencial TIPO 2 do Programa de Assistência Estudantil 2021, normatizado pela Resolução nº 9 de 3 de julho de 2020, observadas as normas e instruções estabelecidas no Edital nº 31/2021.

Clique aqui para acessar o documento completo do Edital nº 31/2021 e anexos

Clique aqui para acessar a Retificação nº 01 que altera a Documentação Comprobatória Pessoal do Estudante e de todos os membros do Grupo Familiar (em formato digital)

Clique aqui para acessar o Termo de Compromisso de Adesão

O presente edital tem por finalidade realizar o processo de seleção dos candidatos para receber Bolsa Permanência e/ou Auxílio de Inclusão Digital Emergencial TIPO 2, sendo este para aquisição de computadores (microcomputador ou notebook), de modo a proporcionar ao estudante as condições necessárias para o desenvolvimento do seu processo formativo no IFMG durante o contexto de pandemia da COVID -19.

O estudante deverá utilizar o auxílio para adquirir ou ampliar recursos e/ou serviços que lhe possibilitem acesso às atividades escolares não presenciais devido à pandemia decorrente da COVID-19, assim como no período de reposição das aulas.

O Auxílio de Inclusão Digital Emergencial e a bolsa permanência poderão ser acumulado com outras modalidades de auxílios, bolsas ou programas de ensino, pesquisa e extensão, durante o ano letivo de 2021.

O edital está em consonância com o Decreto 7.234/10 e com a normativa vigente da Assistência Estudantil do IFMG.

PÚBLICO-ALVO

1. Estudantes regularmente matriculados e frequentes em pelo menos 03 (três) disciplinas dos cursos presenciais: técnico integrado de nível médio, técnico de nível subsequente ou concomitante ou graduação do IFMG;
  2. Estudantes que ingressarão no IFMG - Ouro Preto a partir do ano letivo de 2021;
  3. Estudantes que não participaram do edital 24/2021 para renovação da bolsa permanência ou aqueles que participaram, porém tiveram o pedido indeferido;
  4. Estudantes que não tiveram o auxílio inclusão digital tipo 2 deferido nos editais anteriores;
  5. Prioritariamente estudantes que possuam renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e/ou oriundos da rede pública de educação básica, que apresentem dificuldades na realização das atividades de Ensino Remoto Emergencial por falta de acesso à internet e/ou falta de equipamento eletrônico.

Parágrafo Único: Não estão inclusos neste Programa os estudantes matriculados nos cursos de pós- graduação, EAD e cursos de Extensão que possam ser oferecidos no âmbito do IFMG

6. Mais de um membro da mesma família poderá ser contemplado, desde que cumpridos os critérios para recebimento e mediante obtenção de parecer favorável pelo NASIFMG.

Para fazer a inscrição siga as orientações contidas no artigo 5 do Edital.

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (PAE)

São objetivos do PAE, democratizar as condições de permanência dos jovens na educação pública federal; minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão dos cursos ofertados; reduzir as taxas de retenção e evasão; contribuir para a promoção da inclusão social pela educação.