Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Acordo de cooperação com instituição francesa vai ampliar programas de intercâmbio

Encontro entre reitor e diretora do Lycée Nature oficializou, no dia 17 de outubro, parceria que vai viabilizar ações de internacionalização, como o 8º Fórum Ciência e Sociedade Brasil-França, que será realizado em 2025, no Campus Bambuí.
publicado: 18/10/2024 14h23, última modificação: 18/10/2024 14h24

O IFMG acaba de oficializar uma nova parceria que vai ampliar e diversificar ações e projetos que envolvam relações internacionais voltadas à comunidade acadêmica. Na manhã desta quinta-feira, 17 de outubro, o reitor Rafael Bastos Teixeira recebeu em seu gabinete Patricia Darjo, diretora do Lycée Nature, instituição localizada na cidade de La Roche-sur-Yon, na França. Os dois dirigentes assinaram um Acordo de Cooperação que possibilitará a realização de programas de intercâmbio para estudantes e servidores (docentes e técnicos) em todas as áreas acadêmicas oferecidas pelas duas instituições. O termo assinado tem validade de cinco anos.

O diálogo para firmar a parceria foi iniciado no ano passado, quando o professor do Campus Ouro Preto, Luciano Miguel, esteve na escola agrícola Bourges Le Subdray para participar do Fórum Ciência e Sociedade Brasil-França, evento bianual promovido pelo Ministério da Agricultura e Alimentação da França em parceria com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Foi lá que ele conheceu o arquiteto e artista Emmanuel Lacouture e, por meio dele, a diretora do Lycée Nature. “Estou muito feliz de ser recebida pelo reitor, é a primeira vez que venho à América Latina e é um grande prêmio fazer esse convênio com o Brasil”, afirmou Patricia.

Ela explicou que, além de facilitar a mobilidade acadêmica, o acordo tem como prinicipal objetivo criar oportunidades para desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de mudanças climáticas, alimentação e agroecologia. “O mais importante é que os jovens dos dois países troquem experiências acadêmicas e culturais para poderem pensar em um mundo melhor. Queremos fazer os jovens refletirem sobre o futuro que virá”, comentou. Para o reitor, o acordo reforça o compromisso da gestão com o desenvolvimento de novas ações institucionais. “Ficamos muitos felizes porque essa não é uma ação pontual, já que temos um histórico de parcerias com outras instituições francesas. Vocês estão participando de um momento em que estamos em uma fase de consolidação e que também estamos muito orgulhosos em sediar a 8ª edição do Fórum Ciência e Sociedade Brasil-França”, pontuou Rafael, adiantando que, em 2025, o Campus Bambuí receberá o evento realizado pelo Conif e pelo governo francês.

acordo-IFMG-LyceuNature02.jpgAlém dos dois dirigentes, participaram do ato de assinatura o pró-reitor de Extensão, José Roberto de Paula, a secretária executiva da Diretoria de Relações Internacionais, Cátia Barros de Souza, e Emmanuel Lacouture. O artista francês aproveita a viagem ao Brasil para desenvolver o trabalho artístico que irá expor na COP 30, a Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas, marcada para novembro de 2025, em Belém (PA). A pintura em tecido terá formato gigante semelhante a uma biruta e vai representar a integração intercontinental entre estudantes de vários países, como Índia, Colômbia, Madagascar, Costa do Marfim, Bélgica, França, Brasil e outros. Os alunos do IFMG foram convidados a participar da confecção do trabalho artístico, atividade que ocorreu nesta semana, nos campi Ponte Nova e Ouro Preto.

A visita ao IFMG e a assinatura do acordo integra uma agenda mais ampla que visa fortalecer as parcerias entre os Institutos Federais brasileiros e o Lycée Nature, com foco no desenvolvimento sustentável e na preparação para o fórum franco-brasileiro. Além das atividades em Ponte Nova, Ouro Preto e Belo Horizonte, a comitiva francesa fará reuniões e visitas técnicas nos Institutos Federais do Sertão Pernambucano e do Maranhão.

Com cerca de 8 mil alunos em formação e 185 funcionários, o Lycée Nature está localizado em uma área com cerca de 15 hectares, na região leste da França. Há 10 anos, desenvolve uma forte consciência educativa em torno de temas como agroecologia, alimentação, ambiente e biodiversidade. Desde 1968, oferece ensino agrícola geral, cursos técnicos profissionalizantes, tecnólogos e formação de adultos. As principais áreas de atuação são paisagismo, ecopaisagem, gestão ambiental, agricultura, administração e serviços comerciais, além de formação geral, científica e tecnológica.

Leia mais: Campus Ouro Preto recebe comitiva francesa para fortalecer parcerias

Acesse o site do Lycée Nature