Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docente do Campus Ouro Preto defende tese para professor titular com pesquisa sobre santos católicos
conteúdo

Notícias

Docente do Campus Ouro Preto defende tese para professor titular com pesquisa sobre santos católicos

Trabalho “Entre Deus e Homens - Uma Breve História dos Santos”, de Alex Fernandes Bohrer, versa sobre a história do cristianismo
publicado: 06/06/2024 09h37, última modificação: 06/06/2024 09h48

Nesta quarta-feira, 5 de junho, ocorreu a defesa da tese “Entre Deus e Homens - Uma Breve História dos Santos”, trabalho feito pelo docente Alex Fernandes Bohrer como requisito para a obtenção do grau de Professor Titular. A obra versa sobre a história do cristianismo sob o prisma das inúmeras hagiografias e lendas contadas sobre os santos católicos.

O período focado na pesquisa vai desde a época dos apóstolos - portanto, pouco depois da crucificação de Jesus - até os dias atuais, com a canonização de figuras como a Irmã Dulce e João Paulo II. Os vários tópicos apresentados abordam cerca de 400 personagens, frisando a contribuição que muitos deles tiveram para a filosofia, teologia e política. Ao final da obra, anexa-se uma longa lista iconográfica com cerca de 660 verbetes que podem ajudar o leitor comum ou profissional (como historiadores e restauradores) a identificar os indivíduos citados quando representados na arte.

A banca foi composta pelos professores Maria Cristina Simão (IFMG), Daniel Diniz (CEFET-MG), Ricardo Abdalla (IFSP) e Plínio Guimarães (IFES).

Alex Fernandes Bohrer é professor efetivo do IFMG - campus Ouro Preto desde 2009, onde leciona as disciplinas de História, História da Arte e Iconografia. Em sua produção se destacam os livros "Ouro Preto - Um Novo Olhar”, "Ouro Preto - Igrejas e Capelas", “O Discurso da Imagem - Invenção, Cópia e Circularidade na Arte” e “Jesus - Um Breve Roteiro Histórico para Curiosos”.

 

Texto: Alex Fernandes Bohrer