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Integração entre Matemática e Metalurgia é destaque no Campus Ouro Preto

publicado: 10/03/2025 10h25, última modificação: 11/03/2025 17h53

Nos dias 26 e 27 de fevereiro, estudantes das turmas do primeiro ano do curso técnico em Metalurgia (1D1, 1D2 e 1D3), do IFMG – Campus Ouro Preto realizaram apresentações de um Trabalho Integrador. A atividade, coordenada pelo professor de Matemática Thiago Neves, teve como objetivo promover a integração entre a disciplina de Matemática e o curso técnico em Metalurgia, valorizando a interdisciplinaridade e o trabalho colaborativo.

Durante o projeto, os estudantes foram desafiados a simular um ambiente de investidores, criando suas próprias empresas, desenvolvendo logotipos e apresentando protótipos de produtos inovadores para o mercado da metalurgia. Entre as criações, destacaram-se objetos como sistemas de laminação industrial automatizada, fornos automatizados, filtros, aparelhos de monitoramento de saúde e robôs de solda — sempre com um olhar atento para a sustentabilidade e a eficiência econômica.

A atividade contou com a participação especial dos estudantes do PIBID da UFOP, que estão sob supervisão do professor Thiago Neves, da pedagoga Clarice Alves e dos professores de Metalurgia Arquimedes Gois e José Carlos, os quais colaboraram na avaliação e nas orientações durante as apresentações. Os alunos foram avaliados por meio de um pitch de até cinco minutos, no qual deveriam apresentar a proposta de suas empresas, justificando a inovação, a viabilidade e o impacto ambiental de seus produtos.

Segundo o docente, essa proposta metodológica se destaca por promover uma avaliação multilateral, diferente das provas e testes convencionais, permitindo que os estudantes desenvolvam competências e habilidades como trabalho em equipe, comunicação, criatividade e pensamento crítico – competências essenciais para o mercado de trabalho e para a formação cidadã. "Além disso, o trabalho estimulou a colaboração entre diferentes áreas do conhecimento, com grupos que buscaram auxílio de cursos como Edificações, Mineração e Automação, evidenciando a importância da conexão entre os cursos da instituição", destaca.

O professor ressalta, ainda, a qualidade das apresentações e o envolvimento dos estudantes, destacando o amadurecimento e o crescimento evidenciados em menos de um ano de instituição. Ele deixa o convite para que outros professores participem dessa iniciativa, visando à construção de um projeto de ensino integrador e colaborativo, que fortaleça as relações entre os cursos e amplie as possibilidades de aprendizado.