Notícias
Agosto com ventos de Democracia e Cidadania: mês do estudante no Campus Ouro Preto
A segunda edição do Mês do Estudante, proposta pelas servidoras Líria Lara Soares e Talita Valadares, contou com três semanas de atividades que propiciaram uma reflexão crítica e interdisciplinar sobre os 40 anos da Redemocratização e a Construção do Estado Democrático de Direito no Brasil.
Integrando uma das modalidades do Festival de Jogos, Esporte e Lazer (FESTJEL), organizado pela Área de Educação Física, a Gincana "Missão Democrática" teve a participação e o envolvimento de cinco equipes de estudantes dos cursos técnicos integrados que protagonizaram três dias de reflexão histórica, social e política do processo de redemocratização no Brasil. Através da aprendizagem ativa, com uma experiência lúdica gamificada, 45 estudantes realizaram atividades como: Quiz Interativo, Caça ao Tesouro, Tarefas Surpresas, Construção da Linha do Tempo e Redação.
A equipe vencedora, composta por alunos do curso técnico integrado em Automação Industrial foi contemplada com uma visita ao Palácio das Artes, no último dia 23 de agosto, para assistir à apresentação da Orquestra Ouro Preto: o Espetáculo "Feliz Ano Velho", uma ópera de Tim Rescala com base na obra autobiográfica de Marcelo Rubens Paiva. A ópera apresenta a resiliência, a resistência, a superação e o reinventar diante dos desafios da jornada de Marcelo Rubens Paiva, atitudes necessárias diante dos desafios da vida e, por que não, também nos desafios do fortalecimento da nossa democracia.
Além da Gincana Democrática, o Mês do Estudante 2025 contou com apresentações culturais, exposição interativa Letras de Esperança, com diversos títulos que estão no contexto dos 40 anos da Redemocratização no Brasil, na Biblioteca Tarquínio José Barboza, exposição Crônicas e Charges de Páginas da História - uma seleção de Crônicas e Charges, com a devida autorização de Antônio Clériston de Andrade, autor do Livro "Minha verdade sobre a Ditadura em 64 Charges: cada qual com sua crônica", publicado em 2016. E também uma Roda de Conversa para os alunos da Licenciatura sobre as mudanças no ensino após a redemocratização.
Três semanas de muitas atividades em que a História, a arte, a cultura, a literatura, o debate se fizeram presentes para refletir 40 anos de um processo que impacta o nosso presente e nos convida a olhar para o futuro. Para os muitos desafios da Democracia, mais Democracia.
Líria Lara Soares
