Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Novo Sistema Acadêmico SUAP
conteúdo

Novo Sistema Acadêmico - Módulo Educacional SUAP

por Tatiana Toledo publicado 20/02/2024 11h19, última modificação 20/02/2024 11h19
Confira, aqui, todas as informações sobre a transição do sistema acadêmico Conecta/Totvs/MeuIFMG para o novo sistema, o SUAP

NOVO SISTEMA ACADÊMICO

O IFMG - Campus Ouro Preto informa que, no início do ano letivo de 2024, implantará o módulo educacional SUAP (Sistema Unificado de Administração Pública) em nossa instituição. Esta mudança marca um avanço significativo em nossa abordagem acadêmica, substituindo o antigo sistema, Conecta, por uma plataforma mais adequada a nosso modelo de ensino e customizável.

O SUAP já se encontra em pleno funcionamento em diversos setores do nosso campus, incluindo os módulos de Extensão, Pesquisa e Gestão de Pessoas. Além disso, sua implementação bem-sucedida em outros campi, como o Campus Congonhas, onde está em uso há mais de um ano, nos motiva a adotar essa transição com confiança, acreditando que trará importantes benefícios para toda a nossa comunidade acadêmica.

Com o SUAP, alunos e professores do IFMG Campus Ouro Preto poderão desfrutar de uma experiência acadêmica mais integrada e simplificada. Isso inclui acesso facilitado a informações cruciais, como notas, horários de aula e documentos acadêmicos, entre outros recursos avançados de acompanhamento acadêmico, que tornarão mais eficaz o acompanhamento do progresso dos estudantes em seus cursos.

Esta migração para o SUAP é parte de nosso compromisso contínuo em aprimorar a qualidade do ensino e da gestão acadêmica, proporcionando uma experiência mais eficiente e eficaz para todos os envolvidos.

Fique atento para mais informações sobre a implementação do SUAP no Campus Ouro Preto e as últimas atualizações sobre o sistema. Agradecemos a todos os alunos e professores por seu apoio constante e esperamos ansiosamente uma jornada acadêmica ainda mais eficiente e produtiva em conjunto.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Para saber mais sobre a expansão do SUAP no IFMG e a experiência de outros campi que já utilizam o sistema, acesse:

IFMG começa a implantar novo sistema acadêmico
IFMG expande implantação do Suap Educacional para sete campi 
(informações sobre a experiência do Campus Congonhas com o SUAP)

 



COMUNICADOS


RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS 2024/1

Conforme já informado anteriormente por e-mail a todos os estudantes, iniciamos uma nova fase em nosso campus: a transição do sistema acadêmico Conecta/Totvs/MeuIFMG para o novo sistema, o SUAP.

Diversos módulos do SUAP já são utilizados em nosso campus (Pesquisa, Extensão, Gestão de Pessoas). Agora estamos em processo de migração dos dados educacionais para o módulo Educacional. Esta transição segue a experiência positiva de outros campi que também estão implementando o SUAP, nos quais se destacam os comentários de sua melhor interatividade e facilidade de uso.

Isto posto, gostaríamos de informar sobre os procedimentos relativos à renovação de matrícula neste período de transição:

  • Cursos Integrados: A renovação de matrícula será realizada automaticamente. Portanto, não será necessário nenhum procedimento adicional por parte dos estudantes.

  • Cursos Semestrais (Graduação e Subsequente): A renovação de matrícula ocorrerá diretamente no sistema SUAP. Uma mudança importante a ser observada é que, no SUAP, a renovação de matrícula e a escolha das disciplinas ocorrem simultaneamente. O processo de renovação para os alunos dos cursos Semestrais será de 18/03/2024 a 21/03/2024, precedendo o início das aulas do período 2024.1.

Adicionalmente, nas primeiras semanas do período 2024.1, serão abertos períodos de matrícula extemporânea. No entanto, é importante ressaltar que, nesta etapa, os estudantes não terão prioridade na inscrição em disciplinas.

Em caso de dúvidas, procure o setor de Controle Acadêmico/DE pelo e-mail controleacademico.ouropreto@ifmg.edu.br.

Identifique-se sempre com nome completo, RA e curso ao enviar emails.
  


 

GUIA DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO SUAP - ALUNOS 

Versão 02 - Janeiro/2024