Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aluno e professor do Campus Ouro Preto são agraciados com a comenda “Antônio Francisco Lisboa”

Honraria homenageia pessoas e entidades que contribuem para a defesa das pessoas com deficiência no município de Ouro Preto
por Tatiana Toledo publicado: 09/10/2023 15h57, última modificação: 09/10/2023 16h08

João Carlos Arruda de Oliveira, estudante do curso técnico em Administração, e José Porfírio de Araújo Filho, professor da área de educação física do Campus Ouro Preto, foram agraciados com a comenda “Antônio Francisco Lisboa”, concedida pela Câmara Municipal de Ouro Preto.

Durante a solenidade, realizada no dia 29/09, foram homenageadas pessoas e entidades que contribuem para a defesa das pessoas com deficiência no município de Ouro Preto.

João Carlos, indicado pelo vereador Alex Brito, celebra o fato de ser fonte de inspiração para outros jovens por sua perseverança nos estudos e na luta contra as barreiras, sejam físicas ou atitudinais. “Receber a comenda foi muito bacana. Representa que estou fazendo a diferença no município de Ouro Preto”, afirma o estudante, que tem como sonho ingressar no ensino superior para cursar Direito.

O vereador Renato Zoroastro, por sua vez, comentou a indicação do professor Porfírio:  “Nosso mestre da área da educação física enriquece nossas vidas com sua dedicação e paixão pelo ensino. Seu comprometimento é uma inspiração e referência para todos nós”.

Além de sua atuação como docente no IFMG, Porfírio destaca-se, ainda, pelo incentivo e inclusão de pessoas com deficiência no cenário esportivo do município. “O mês de setembro é dedicado às pessoas com deficiência e procura sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância da inclusão. Quando falamos de inclusão, queremos inclusão ampla, geral e irrestrita. Receber esta comenda nos massageia o ego, mas aumenta nosso compromisso, cobra-nos mais responsabilidade”, enfatizou em seu discurso proferido durante a solenidade.

A solenidade encerrou, em Ouro Preto, o “Setembro Verde”, considerado o mês de Luta das Pessoas com Deficiência. No youtube da Câmara Municipal de Ouro Preto é possível conferir a gravação da solenidade. Assista aqui.