Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Biblioteca Tarquínio José Barboza de Oliveira recebe doação de livros

Biblioteca Tarquínio José Barboza de Oliveira recebe doação de livros

publicado: 30/03/2023 11h32, última modificação: 30/03/2023 11h47

A Biblioteca Tarquínio José Barboza de Oliveira recebeu a doação de seis livros na última quinta-feira, 23 de março. As obras pertencem ao acervo do professor José Ricardo Vitória, do Campus Ouro Preto.

Duas delas são de autoria do próprio docente. As demais, segundo o professor, são publicações de autores naturais de Araponga, lançadas nos anos 80 e que agora estão em sua segunda edição pela Toca do Zé Produções, em parceria com a Editora Motres. “Estavam desaparecendo e sua existência é pouco conhecida pela população mais nova do município. Sendo eles: A história de Araponga; Tempo e Existência; e Fagulhas de Existência”, explica.

Em breve, os livros serão catalogados e estarão disponíveis para empréstimo.

Até lá, confira a sinopse de cada obra, preparada pelo professor José Ricardo.

Políticas Públicas de Cultura – “Produzido por José Ricardo em coautoria e coorganização com o professor Magnus Luiz Emmendoerfer, é uma coletânea de trabalhos que foram desenvolvidos na última década (2013- 2020). Todos eles fazem parte de uma agenda de pesquisa desenvolvida juntamente com o grupo de pesquisa em Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos (GDTeC) do Núcleo em Administração e Políticas Públicas (NAP2), do Departamento de Administração e Contabilidade (DAD) da UFV. A maior parte dos capítulos foi escrita de forma coletiva, com coautoria de membros e egressos desse grupo. Os capítulos do livro fazem análises das políticas públicas desde o cenário mundial passando por análises dos trajetos nacional, estadual e local, onde o campo cultural de Viçosa ganha importante destaque. Além dos membros coautores, o livro ainda conta com uma apresentação da Ex-secretária de cultura do estado do Ceará e Ex-secretária da Economia Criativa do MinC, Claudia Leitão, um prefácio feito pela ex-secretária de cultura do estado de Minas Gerais, Eliane Parreiras, e com um posfácio do Professor da Escola de Direito, Turismo e Museologia (EDTM) do curso de Turismo da UFOP, Marcos Knupp.”

Proesias: Proezas, Prosas, Poesias – “Coletânea de poemas escritos e ilustrados pelo autor [José Ricardo Vitória] durante um longo período, juntando poemas atuais e outros que foram escritos nos tempos de sua adolescência, somando ao todo são 66 poemas”.

A história de Araponga – “Do autor Daniel Carlos Leles de Faria, teve muita importância para vários araponguenses que tiveram seu primeiro contato com a história local por meio dela. Agora, ela é reapresentada tanto para aqueles que a tiveram como referência, quanto para aqueles que nunca tiveram contato com ela e desejam conhecê-la. Ele representa não só um dos primeiros esforços para organizar conhecimento histórico de Araponga, como também a vontade de deixá-lo à disposição dos araponguenses.”

Tempo e Existência – “De Horácio Geraldo de Miranda, é uma homenagem póstuma ao autor, que, durante sua vida, buscou aprender e encantou à muitos com seu conhecimento, sabedoria e poesia, e que, infelizmente, faleceu tragicamente com toda sua família em um acidente automotivo. Alguns de seus poemas são quase um resgate histórico de Araponga, por descreverem, de forma poética, fatos conhecidos, vistos e vividos pelo autor durante seu tempo na cidade, inclusive aquele cujo título é o nome dela.”

Fagulhas de Existência – “Foi um pedido do próprio autor, José Carlos Viana, que é administrador e desejava ver seu trabalho ganhar vida novamente. Um livro de poemas que, com as palavras do próprio autor, ‘tem uma especial ênfase - falar do amor - em várias formas’. Fala do amor à natureza, da certeza do querer bem, do amor a fonte inspiradora de muitos destes poemas “A Mulher”. Busca mostrar que é possível amar, viver uma vida a dois, formando ‘uma só carne, num só sentimento’.”

Polo – “Livro de poemas da autora Carolina Hermsdorff. Ao longo da vida, a autora já escreveu centenas de poemas, e já foi muito elogiada pelos seus escritos. Também foi, por duas vezes, premiada em terceiro lugar em dois concursos de literatura – categoria Poema, promovidos pela Editora UFV, da Universidade Federal de Viçosa.  Com as palavras da autora: ‘este pequeno livro é um grande pedaço de mim. Eis que é na ponta dos dedos que verto meus humores de maior excitação e desassossego... São essas linhas que revelam o que me enleva e o que me releva: minhas dores, meus amores, meus medos... E tudo mais que me arde’.”

registrado em: