Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus estabelece parcerias e fortalece sua atuação no município; confira as ações mais recentes

publicado: 12/12/2022 16h01, última modificação: 13/12/2022 09h33

Em busca de fortalecer sua atuação social, estabelecer parcerias e contribuir para o desenvolvimento econômico do município, o Campus Ouro Preto tem marcado presença em relevantes discussões junto a setores estratégicos da região. Confira o andamento de algumas dessas ações.

Desenvolvimento Econômico

Desde 2021 o Campus Ouro Preto participa das discussões acerca do Plano de Apoio à Diversificação Econômica do município de Ouro Preto (PADE), propondo ações de incentivo à participação de alunos e servidores em ações promovidas pelo grupo.

Em outubro, a instituição sediou um encontro entre o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (CONDES), um dos responsáveis pela governança do PADE, e o coletivo Valin - Vale da Inconfidência, também membro ativo no programa. A reunião, que contou com a participação do diretor de Extensão, Esporte e Cultura (DEXT), Hugo Gomes, e da Diretora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (DPIPG), Sílvia Almeida, teve como foco o tema “Inovação e Tecnologia”, um dos cinco eixos contemplados pelo PADE. Na oportunidade, foi discutido o calendário de eventos de inovação e tecnologia do Valin para o ano de 2023.

Também no mês de outubro o Campus recebeu o encontro de formação do PADE com o tema: "Como implantar o acompanhamento de ações e resultados", com participação de membros do PADE de Ouro Preto e Mariana.

O PADE tem o objetivo de identificar as potenciais iniciativas econômicas  dos municípios de Mariana e Ouro Preto para, assim, propor um sistema de gestão local que viabilize alternativas de desenvolvimento econômico para a região além da mineração. Participam do coletivo representantes do poder público, entidades representativas do setor produtivo e organizações da sociedade civil. O Plano prevê o mapeamento de potencialidades nos seguintes eixos: Agricultura, Aproveitamento de Rejeitos, Empreendedorismo, Turismo e Tecnologia e Inovação.

O campus também esteve presente, em setembro, no encontro das Associações, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, em parceria com a Sala do Empreendedor de Ouro Preto. O evento reuniu representantes de entidades da sede e distritos para troca de conhecimentos e experiências.

Na ocasião, houve o lançamento do Fundo do Desenvolvimento Econômico Municipal (FUNDES). O recurso de $1 milhão de reais, que estará disponível a partir de janeiro de 2023, pretende fomentar projetos voltados à diversificação econômica do município. O fundo será gerido pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (CONDES).

Hugo Gomes, que é também membro do CONDES, explicou a importância do propósito de diversificação da economia que o fundo apoia: “O fim da mineração da forma como é hoje, no nosso território, não está distante. É preciso promover ações para preparar a economia local para essa mudança. Diversifica-lá é um dos passos”. Em 2023 serão lançados editais com o objetivo de contemplar iniciativas que atendam os  critérios da diversificação econômica do município.

O IFMG campus Ouro Preto esteve presente também na 2ª semana de Desenvolvimento Econômico de Mariana, representando o eixo de inovação e tencologia do PADE.

Empreendedorismo

Fomentar o empreendedorismo também tem sido uma das frentes de atuação da instituição. Em agosto, o campus recebeu Naiti Weslei Siqueira de Freitas, coordenador da Sala Mineira do Empreendedor, com o objetivo de estabelecer uma parceria com esta iniciativa. A proposta, segundo Hugo Gomes, é propiciar ações de capacitação no âmbito do empreendedorismo para alunos, servidores e comunidade no Campus Ouro Preto.

A Sala Mineira do Empreendedor é o resultado da parceria entre o SEBRAE MINAS e a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (JUCEMG). Seu objetivo é regularizar e apoiar iniciativas de empreendedorismo no município, principalmente de micro e pequenos empreendedores, oferecendo capacitações  em gestão de negócios.

Inovação Tecnológica

De olho na inovação tecnológica, o campus também vem procurando fazer interlocução com empresas e instituições do setor. Em outubro, o diretor-geral Reginato dos Santos e o diretor de Extensão, Esporte e Cultura Hugo Gomes participaram do 2° encontro trimestral de controle e robótica do Instituto Tecnológico Vale (ITV).

Na oportunidade, também foram debatidas as possibilidades de realização de projetos em conjunto entre o ITV e o Campus Ouro Preto. Um deles, já em processo de aprovação, visa instalar uma estação de ensino multissensorial no campus, que contará com equipamentos que proporcionam realidade virtual para processos de mineração, promovendo acessibilidade para PcDs.

O campus também vem apoiando iniciativas voltadas para a inovação tecnológica no município, como os bootcamps e treinamentos promovidos pela Usemobile. A empresa mineira, focada no desenvolvimento de aplicativos mobile e sistemas web, também vem oferecendo oportunidade de estágio e absorvendo mão de obra de egressos do Campus Ouro Preto.

Meio Ambiente

Também estão em andamento as tratativas para o estabelecimento de parceria entre o campus e  o Centro de Referência em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (CREADS). As pretensões iniciais visaram à participação dos alunos do curso de Meio Ambiente em visitas técnicas no CREADS no distrito de São Bartolomeu e trabalhos de extensão.

Em setembro, representantes da DEXT, da Coordenadoria de Meio Ambiente e do CREADS se reuniram para tratar da realização de ações conjuntas. Na oportunidade, foram apresentados os projetos que vêm sendo realizados pelo CREADS em 2022 e atividades previstas para 2023. O plano de trabalho já está em fase de revisão pela equipe do CREADS e pelos professores da Coordenadoria de Meio Ambiente.

Texto: Isadora Souza e Tatiana Toledo