Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ouro Preto aplica provas da 1ª fase da OBMEP em 04/06
conteúdo

Notícias

Campus Ouro Preto aplica provas da 1ª fase da OBMEP em 04/06

publicado: 23/05/2024 09h58, última modificação: 23/05/2024 09h58

O IFMG – campus Ouro Preto estará aplicando no dia 04/06 as provas da 1ª fase da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a maior competição científica do país reúne todos os anos mais de 18 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Instituições públicas municipais, estaduais, federais e privadas podem participar.

O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, destaca a importância da competição científica ao longo dos anos. “Hoje, cada vez mais, vemos os resultados em olimpíadas de conhecimento serem utilizados como parâmetro de desempenho acadêmico, por exemplo nas admissões em cursos de graduação, como o IMPA Tech.”

A competição irá distribuir 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa. Os alunos premiados nacionalmente são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. A iniciativa oferece uma bolsa de R$ 300 aos participantes de escolas públicas que integram o programa.

No âmbito do IFMG – campus Ouro Preto os alunos que participarem desta 1ª fase terão direito a 2,0 (dois) pontos extras na disciplina Matemática na 1ª etapa letiva deste ano letivo de 2024. Estes pontos extras são um incentivo para promover a participação nesta 19ª edição da OBMEP.

 
Neste ano, a olimpíada homenageia os 100 anos dos cientistas Johanna Döbereiner e César Lattes, cujas descobertas mostram o alto nível de produção científica no Brasil. “Quem sabe essas histórias não despertam vocações para a pesquisa no país”, destaca Claudio Landim, coordenador-geral da OBMEP e pesquisador do IMPA. 

A olimpíada ocorre em duas fases, sendo a primeira composta de uma prova objetiva de 20 questões e a segunda de uma prova discursiva de 6 questões. A 1ª fase da OBMEP será realizada em 4 de junho e os classificados para a próxima etapa realizarão a prova da 2ª fase em 19 de outubro. 

As provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio).

A divulgação dos aprovados para a segunda etapa será feita em 2 de agosto e a divulgação dos premiados em 20 de dezembro.

Informações sobre a prova da 1ª Fase da OBMEP

Inscrições: até 02/06

Link para inscrição: https://forms.gle/7dR3qzPWffYyGtBD6

Data da prova: 04/06

Horário da prova: 09:00

Duração da prova: 2h 30min

Local da prova: campus do IFMG – campus Ouro Preto

Atenção: caso ocorra o fim da greve até o dia 04/06 o horário de realização da prova poderá ser alterado.


Sobre a OBMEP

Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

A OBMEP contribui para estimular o estudo da matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além disso, a olimpíada busca melhorar a qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.

De acordo com o prof.º Cláudio Aguiar Vita, coordenador da OBMEP no campus Ouro Preto maiores informações podem ser obtidas no site: https://www.obmep.org.br/. O prof.º Cláudio recomenda que os alunos acessem o site e visitem o item “material didático” , neste item eles poderão ter acesso a diversos modelos de prova e também à um banco de questões. Segundo o mesmo um dos diferenciais das provas da 1ª fase da OBMEP é priorizar o raciocínio, deixando em 2º plano a necessidade de se “decorar” fórmulas.

Caso necessite de outros esclarecimentos, contato: claudio@ifmg.edu.br

 

 Texto: Prof. Cláudio Aguiar Vita