Notícias
Campus Ouro Preto celebra 81 anos com programação especial durante o mês de maio
O mês de maio foi inteiramente dedicado às comemorações dos 81 anos de criação da antiga Escola Técnica de Mineração e Metalurgia — hoje IFMG - Campus Ouro Preto. A programação contou com uma série de eventos voltados à comunidade acadêmica e externa, com destaque para homenagens a ex-alunos, personalidades e instituições, visitas culturais, palestras, oficinas, exposições e atividades organizadas pelo Grêmio Estudantil, além da realização da 32ª edição da Corrida Rústica. Encerrando as atividades comemorativas, a programação contou com palestra da IV Semana Integrada da Consciência Negra, ocorrida na quinta-feira (29).
Ao longo do mês, servidores, estudantes e convidados participaram de momentos que reforçaram o compromisso da instituição com a formação técnica, cidadã e humana de gerações de profissionais.
Celebrando a força feminina na educação
Marcando a abertura das comemorações, foi realizada, no dia 12 de maio, no Auditório Arthur Versiani Machado, a cerimônia “Mulheres de todos os tempos: 80+ anos de força na educação”. O evento prestou uma homenagem simbólica e afetiva à presença feminina que tanto contribuiu para a construção do legado da instituição.
Leia mais sobre a cerimônia em homenagem às mulheres
Egressos e autoridades destacam o legado da instituição
Durante a solenidade de entrega da Medalha de Mérito Padre Mendes, ex-alunos que completam 25 e 50 anos de formatura foram homenageados. A tradicional cerimônia também reuniu autoridades, servidores, egressos e instituições parceiras. O nome da medalha faz referência ao responsável por ministrar a aula inaugural da então Escola Técnica de Mineração e Metalurgia, em 1944 — um marco do início das atividades educacionais da instituição.
Um dos destaques foi a fala de Roberto Antônio Silva, egresso do curso de Metalurgia da turma de 1970, que há anos atua no resgate da memória escolar promovendo encontros entre colegas da época. “Acreditamos que cabe a nós, ex-alunos, dar os passos em direção à escola e as portas se abrirão. Assim fizemos, e deu muito certo conosco”, afirmou. Ele também saudou os colegas presentes: “Os aplausos são para vocês, que vieram de perto e de longe com suas famílias para reativar as suas histórias. Nessa trajetória, a escola foi e sempre será o solo fértil onde nossos pais, com sacrifício, aqui depositaram e ainda plantam a sua semente de esperança. E nós tivemos o privilégio de colher e levar daqui os melhores frutos através do conhecimento e da preparação para a vida”.
A vice-reitora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Roberta Eliane Santos Froes, ressaltou o papel do campus na formação de estudantes que seguem para a universidade ou ingressam diretamente no mercado de trabalho. “Como professora da área de exatas, é um privilégio quando tenho a maioria da turma composta por alunos oriundos do IFMG. São muito bem preparados, muito bem condicionados e acabam se destacando. O Instituto tem oferecido uma educação primorosa, de qualidade”, afirmou. Ela ainda destacou a presença dos egressos do IFMG na vida social da cidade: “Muitos vieram para estudar e por aqui ficaram. Hoje são professores, técnicos administrativos da UFOP, ou estão inseridos na vida da cidade. É uma contribuição significativa não só em termos da qualidade do ensino, mas também na formação de um novo perfil de cidadão para Ouro Preto”.
O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, fez um resgate do papel da instituição na trajetória educacional da cidade: “Ouro Preto sempre foi uma cidade pioneira na educação em Minas Gerais e no interior do Brasil. A Escola Técnica, nesses 81 anos, se tornou um dos tesouros desse campo educacional, dessa cidade educadora. Nós só temos a agradecer pela presença do Instituto Federal em Ouro Preto, esse campus onde tanta coisa se realiza, e onde muitas parcerias com a prefeitura se multiplicam”.
Já o diretor-geral do Campus Ouro Preto, Reginato Fernandes dos Santos, reforçou o simbolismo da data para a memória institucional. “Esse dia é muito importante, porque é um dia de encontros. A gente sabe o quanto isso traz de história, memória e importância para essa instituição, para nós e para as pessoas. Celebrar esses 81 anos é revisitar sentimentos. A escola somos nós, que estamos aqui, independentemente das siglas e mudanças de nomenclaturas. Nossa essência é a mesma: a formação cidadã e profissional. Isso é o que nos move até hoje”, ressaltou.
Medalha de Mérito Padre Mendes
Na ocasião, por meio da Medalha de Mérito Padre José Mendes Barros foram homenageadas empresas, instituições e pessoas que tenham prestado relevantes serviços à Instituição. Confira os agraciados deste ano:
-
Servidor docente aposentado: José Cândido de Paula Alves, “Sr. Juca” (in memorian)
Personalidade do mundo político: Vereador Matheus Pacheco de Moura Pereira (ex-aluno do curso de Geografia do campus) -
Empresas ou instituições que tenham prestado relevantes serviços à instituição:
Quartizolit Weber, representada pelo consultor técnico Diogo Henrique Gonçalves de Menezes
Bazar Faria MEC, representado pelo sócio-proprietário Márcio Homem Cotta de Faria
Actech, representada por Pedro Teixeira Castro
-
Egresso de projeção profissional: José Geraldo Rolim Zacarias (ex-aluno de Mineração e ex-funcionário)
Cobertura fotográfica
Confira galeria de imagens com a cobertura completa da programação comemorativa: Clique aqui
