Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ouro Preto participa de Audiência Pública sobre desafios da educação no município para 2022
conteúdo

Notícias

Campus Ouro Preto participa de Audiência Pública sobre desafios da educação no município para 2022

por Tatiana Toledo publicado: 28/10/2021 17h32, última modificação: 28/10/2021 17h32

Representando o Campus Ouro Preto, o diretor-geral Reginato Fernandes participou, nesta quarta-feira (27), da 34ª Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal de Ouro Preto.

A reunião tratou dos desafios da educação ouro-pretana para o próximo ano, dispensando atenção especial às questões concernentes ao retorno das aulas presenciais no município. Além da participação do IFMG, as discussões também contaram com representantes da Secretaria de Educação, sindicatos da categoria e da Universidade Federal de Ouro Preto.

Na ocasião, Reginato Fernandes ressaltou a importante contribuição das instituições de ensino ouro-pretanas na construção do atual cenário epidemiológico do município, principalmente ao adotarem aulas remotas. 

“Não são as instituições de ensino que devem ser pressionadas, neste momento. A sociedade precisa entender que o atual cenário, mais favorável, deve-se também à resistência dessas instituições. Insistimos para que os adolescentes fossem vacinados, mesmo havendo legislação contrária, inicialmente. Gerenciar diante desta conjuntura não é confortável - nem como pai, que sou, nem como professor e tampouco como gestor. Afinal, estamos definindo algo para além do pedagógico. Estamos trabalhando com vidas”, destacou.

Na oportunidade, o diretor citou o projeto de retorno gradual das atividades presenciais no Campus Ouro Preto, em construção. Sugeriu, ainda, o estabelecimento de políticas que viabilizem um diagnóstico e posterior localização e recuperação daqueles que não tenham tido condições de dar continuidade aos estudos neste momento, em virtude do cenário pandêmico.

Para ele, a audiência pública foi bastante positiva: “As diferentes entidades da educação do município puderam compartilhar suas realidades e apontar ações para um futuro breve, no tocante à educação do município. Foi consenso que o retorno presencial deve acontecer de forma cuidadosa, gradual, respeitando a realidade das instituições e da comunidade ouro-pretana e que, ainda, será um desafio o planejamento de ações conjuntas para minimizar o impacto que a pandemia deixou na educação da nossa comunidade”.


Assista, na íntegra, à 34ª Audiência Pública da Câmara Municipal de Ouro Preto.