Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus participa de audiência pública para discutir retorno das aulas presenciais em Ouro Preto
conteúdo

Notícias

Campus participa de audiência pública para discutir retorno das aulas presenciais em Ouro Preto

por Tatiana Toledo publicado: 24/06/2021 20h23, última modificação: 24/06/2021 20h28

O diretor-geral do IFMG - Campus Ouro Preto, Reginato Fernandes, participou na última quarta-feira (23) da 19ª Audiência Pública de 2021 realizada pela Câmara Municipal de Ouro Preto. O debate, promovido em atendimento ao requerimento do vereador Matheus Pacheco, teve como tema: “volta às aulas presenciais: é seguro?”.

A sessão contou, também, com a participação de vereadores, representantes da Secretaria Municipal de Educação, da Superintendência Regional de Ensino, de instituições de ensino locais, de sindicatos do município ligados à educação, além de especialistas em epidemiologia e da deputada estadual e presidente da Comissão de Tecnologia e Educação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Beatriz Cerqueira.

A impossibilidade de retorno presencial das aulas no município foi a opinião compartilhada pelos representantes das instituições presentes, tendo em vista o atual panorama da situação epidemiológica do país e, em particular, de Ouro Preto. 

A falta de condições adequadas de infraestrutura nas instituições de ensino também foi levantada como um dos fatores que impedem uma reabertura segura das escolas. O corte em torno de 36% do orçamento do IFMG - o maior dos últimos tempos - foi ressaltado por Reginato Fernandes, o que dificultaria o funcionamento do campus mesmo em condições normais. “Nós temos profissionais construindo bons protocolos de segurança para a retomada das atividades presenciais. A execução deles é outra história. Como nós conseguiremos aplicá-los, sem recursos?”, destacou.

Para o diretor, a pressão da sociedade não deveria ser pelo retorno presencial, mas sim, pelo acesso à vacina. “O fato de estarmos atuando remotamente não significa que não estamos trabalhando. Não temos dúvidas de que, independentemente da esfera - municipal, estadual, federal - professores e técnicos administrativos estão trabalhando muito mais que no regime presencial. Não há grupo mais interessado no retorno das atividades presenciais que os profissionais da educação”, afirmou.

Ainda segundo o diretor-geral, a vacinação em massa, o trabalho conjunto da comunidade e das instituições e a criação de protocolos gerais (tendo dados científicos como referência) serão os balizadores para um retorno presencial seguro das atividades: “Nós, servidores da educação, queremos retornar às nossas atividades presenciais e ao convívio necessário para nossos ambientes. Entretanto, não abrimos mão da segurança para toda nossa comunidade e da preservação da vida - em primeiro lugar.”