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Mérito Extensionista: Campus realiza entrega de placas a projetos premiados na edição 2021

publicado: 14/12/2022 09h12, última modificação: 14/12/2022 12h11

Na última quarta-feira, 07 de dezembro, realizou-se a entrega de placas de honra ao mérito a alguns projetos do Campus Ouro Preto vencedores do Prêmio Mérito Extensionista 2021. 

A premiação se divide em quatro categorias: responsabilidade social, qualificação profissional, destaque PROEX e destaque local. O anúncio dos vencedores ocorreu em dezembro de  2021 de forma virtual no canal Mais IFMG, no Youtube. Desta vez, o reconhecimento ocorreu de forma presencial, na sala de reuniões do Gabinete. 

Na ocasião, o diretor-geral, Reginato dos Santos, e o diretor de Extensão, Esporte e Cultura, Hugo Gomes, reforçaram a importância da premiação como reconhecimento do trabalho extensionista. “Um projeto de extensão é uma maneira de retribuir a comunidade de forma muito direta e muito rápida, usando nosso conhecimento técnico e científico e aplicando-os rapidamente à realidade”, afirmou Reginato. “As ações de extensão são de extrema importância para nos aproximar da comunidade na qual estamos inseridos, para entendermos quem são as vozes desta comunidade'', reforçou Hugo Gomes. 

Sete projetos do campus Ouro Preto foram reconhecidos nas categorias Destaque Local e Destaque PROEX. As coordenadoras das três iniciativas mais votados na categoria Local estiveram presentes para recebimento das placas: Cristiana Santos Andreoli, (programa Horta Orgânica Educativa IFMG), Kelly Cristiane Santos Morais (programa Agenda de Enfrentamento da Pandemia COVID-19) e Sílvia Grasiella Moreira Almeida (programa Promovendo o empoderamento de meninas por meio do ensino de programação junto ao Código X - O despertar feminino para a tecnologia). Os programas foram contemplados, ainda com recursos para pagamento de bolsas. As demais placas de honra ao mérito serão entregues oportunamente.

Saiba mais sobre os projetos vencedores:

 

  • Agenda de Enfrentamento da Pandemia COVID-19 - Categoria Destaque Local

A Agenda de Enfrentamento da Pandemia COVID-19 é uma ação proposta inicialmente pela Diretoria de Ensino para abrir um canal de aproximação entre a escola e os alunos com a divulgação de diversas ações que estão ocorrendo no campus nesse período de pandemia. Antes com uma frequência semanal, a ação tem hoje temas mensais com envio de informativos por e-mail e publicações nas redes sociais. A coordenadora do projeto, Kelly Santos, explicou a importância da premiação para ela: “O prêmio é um incentivo para continuarmos trabalhando em prol do nosso campus como também da educação e da comunidade externa. Demonstra a certeza que trabalhar com educação, embora seja desafiador, vale a pena”.

Equipe à época da premiação: Kelly Cristiane Santos Morais, Luciana de Fátima Ferreira, Luana Melo Franco Boamond Rodrigues, Pedro Gaban Petindá Moreira, Camila Cavadas Barbosa

 

  • Horta Orgânica Educativa IFMG - Categoria Destaque Local

Horta Orgânica Educativa é um projeto de caráter emancipatório e de empoderamento social, em que o aluno terá a oportunidade de vivenciar as técnicas hortícolas, acompanhar e repensar a cadeia produtiva a partir de um cultivo consciente, orgânico e natural, além de desenvolver habilidades em técnicas gastronômicas. O projeto visa atender também uma demanda de aperfeiçoamento da frente de trabalho do ramo turístico-gastronômico de Ouro Preto e seus distritos. 

O projeto de Horta Gastronômica iniciou suas atividades em 2016 no Campus, com a participação de professores e alunos do curso de Tecnologia em Gastronomia. Ele também visa atingir gestores da área da hospitalidade no ramo da gastronomia em Ouro Preto e outros participantes preocupados com a ação social. Espera-se que ao desenvolver o projeto, cada vez mais pessoas possam adquirir um crescimento profissional no ramo do turismo e da hospitalidade em Ouro Preto por meio da agroecologia e do estudo da gastronomia. 

Para Cristiana Andreoli, coordenadora do programa, o reconhecimento demonstra a importância de ações extensionistas para atender as demandas da comunidade'.

Equipe à época da premiação: Cristiana Santos Andreoli (Coordenadora), Sinval do Espírito Santo Neto (Colaborador), Larissa Vitória Teixeira de Souza (Bolsista) e Carla Gomes Alves (Bolsista)

  • Promovendo o empoderamento de meninas por meio do ensino de programação junto ao Código X - O despertar feminino para a tecnologia - Categoria Destaque Local

A proposta do projeto é estabelecer uma parceria com o Código X, projeto que acontece desde 2019 na Escola Municipal Padre Carmélio, em Ouro Preto. O Código X tem como objetivo empoderar meninas por meio do ensino de programação, trazendo-as para o mundo da tecnologia como protagonistas. Ao estabelecer esta parceria proposta aqui, pretende-se fortalecer todas as ações já existentes, além de prever outras no sentido de empoderamento feminino e consolidar o formato de aulas hoje ministrado. O projeto também pretende fortalecer a relação do IFMG com a comunidade ouropretana. 

Silvia Almeida, coordenadora do programa, ressaltou como o incentivo proporcionado pela entrega dos prêmios é um impulsionador para a continuidade dos projetos: “A iniciativa da reitoria com esses prêmios foi excelente, e deve ser ampliada, a gente precisa desse reconhecimento porque acaba provocando mais vontade de fazer o projeto''.

Equipe à época da premiação: Sílvia Grasiella Moreira Almeida (Coordenadora), Viviane de Paula Silva (Colaboradora), Jéssica Giovana Zacarias (Bolsista), Ana Beatriz Ansaloni Dias (Bolsista)

 

  • As estradas de Vila Rica à Cachoeira do Campo - dos antigos caminhos à estrada de Dom Rodrigo José de Menezes - Categoria Destaque PROEX

Dom Rodrigo, construtor de grande parte das estradas setecentistas de Vila Rica, tomou posse como governador da Capitania das Minas em 20 de fevereiro de 1780, quando passou a residir em Cachoeira do Campo, no Palácio de Campo dos Governadores. Ele tomou como primeira providência reformar os caminhos que conduziam à capital, partindo do Palácio de Cachoeira, bem como a construção de outras vias (todas dotadas de muros de arrimo, chafarizes e obras de arte). O presente projeto visa trabalhar e divulgar o patrimônio cultural, arqueológico e natural dessa malha viária colonial, presente hoje especialmente nas comunidades de São Bartolomeu, Cachoeira do Campo e Rodrigo Silva. Os trechos localizados na Serra de Ouro Preto - o Caminho Velho (ou de cima) e a Estrada de Dom Rodrigo José de Menezes - sofrem atualmente uma constante degradação ocasionada pelo uso inadequado do trajeto (com atividades como o motocross). Destarte, esse projeto visa promover e acompanhar junto ao COMPAT I (Conselho Municipal de Patrimônio de Ouro Preto) a finalização do processo de tombamento desse conjunto viário (processo iniciado em edições anteriores desse mesmo projeto). 

 Equipe à época da premiação: Alex Fernandes Bohrer (Coordenador) e Yara Aparecida Ferreira (Bolsista)

 

  • Atividades lúdicas como intervenção pedagógica aplicada no processo de ensino e aprendizagem de Física - Categoria Destaque PROEX

A proposta tem como objetivo investigar, analisar e desenvolver ferramentas didáticas para construir o ensino de Ciências em geral, por ter um caráter interdisciplinar, mas tendo como foco a Física, por meio de atividades lúdicas, a fim de despertar o interesse dos alunos para a ciência em geral. Sabe-se que a Física trata do entendimento dos fenômenos da natureza, ou seja, fenômenos que estão presentes no dia-a-dia de todo ser humano. No entanto, essa ciência é geralmente tratada de forma conteudista, muito matematizada nas escolas e o aluno elemento passivo na construção do conhecimento. Atualmente, existem várias referências bibliográficas tais como PCNs (Parâmetros Curriculares Nacional)  e pelo Currículo Básico Comum (CBCs) instruem a aproximação do conteúdo de ciências em geral, sobretudo a Física, com a realidade do aluno com a alternativa de torná-lo mais atraente e contextualizado. Dentre tantas alternativas aplicadas para tal fim, a observação de fenômenos científicos, por meio de atividades lúdicas, que fazem parte do dia a dia do aluno vem sendo realizada e estudada, e a partir de então, muito recomendada em vários trabalhos encontrados na literatura. 

Equipe à época da premiação:  Danielle Cristina Teles Ferreira (Coordenadora), Gislayne Elisana Gonçalves (Colaboradora), Cristiane Gomes Guimarães (Bolsista) e Ana Cristina de Carvalho (Bolsista)

 

  • Conversation club: oficinas presenciais e produção de material didático para o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa - Categoria Destaque PROEX

O projeto de extensão tem como objetivo primordial a Educação e pretende colaborar com a melhoria da qualidade do ensino de línguas estrangeiras na rede federal. Esse projeto já vem sendo desenvolvido no Pavilhão de Línguas Estrangeiras desde meados de 2013 e os resultados tiveram impacto inovador, uma vez que os bolsistas do ensino médio técnico assumem o papel de professores, fazendo com que adquiram um ponto de vista diferente em relação ao papel de educador. No âmbito da capacitação dos bolsistas, o projeto oferece oportunidade aos alunos de vivenciarem os processos de formação docente e trabalho pedagógico, tendo em vista o aprimoramento acadêmico e profissional favorecendo a inclusão no mercado de trabalho formal. Nesse período de existência, as oficinas foram ministradas semanalmente e até o momento já atenderam cerca de 25 alunos por ano. O projeto avança assumindo o compromisso da elaboração de um manual instrucional virtual, contemplando os principais assuntos ou tópicos dos conteúdos ministrados no projeto Conversation Club no período entre 2013 e 2019.

Equipe à época da premiação:  Shirlene Bemfica de Oliveira (Coordenadora), Sílvia Maria de Oliveira Penna (Colaboradora), Alexandre Delfino Xavier (Colaborador), Adryelley de Paula dos Reis Soares (Bolsista), Isabela Gutz Cunha Carvalho (Bolsista) e Ashley Ribeiro (Bolsista)

 

  • Rádio IFMG - Categoria Destaque PROEX

O projeto tem como objetivo continuar o trabalho de extensão realizado no âmbito do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto. Produzindo e veiculando, por meio da Rádio Província FM, programa radiofônico de periodicidade semanal. O projeto se propõe, portanto, à manutenção de trabalho que vem sendo realizado exitosamente nos últimos dez anos, com passagem de mais de vinte bolsistas em algum momento de sua realização, que trabalham com edição de texto, produção musical, produção de reportagens, apresentação de programas de rádio e que, por fim, não apenas cumprem as exigências do convênio interinstitucional como, também e principalmente, divulgam a instituição, seus trabalhos no setor de ensino, pesquisa e extensão (notadamente por dar divulgação às pesquisas e aos trabalhos de extensão financiados pela DIPPE) 

Equipe à época da premiação:  Daniel Henrique Diniz Barbosa (Coordenador), Filipe Moreira Alves de Lima (Colaborador), Alice Pimenta Bonfioli (Bolsista) e Heitor de Oliveira Marcílio (Bolsista)