Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus recebe comitiva francesa para fortalecer parcerias e preparar Fórum Franco-brasileiro 2025

publicado: 14/10/2024 14h01, última modificação: 14/10/2024 15h59

Na segunda-feira (14) o IFMG - Campus Ouro Preto recebeu a comitiva francesa do Lycée Nature, marcando o início das atividades de intercâmbio com foco na ampliação do diálogo agrícola e cultural entre o Brasil e a França. Entre os destaques do dia esteve o atelier de pintura realizado pelo artista e paisagista francês Emmanuel Lacouture, oferecendo uma oportunidade única de troca cultural e artística para a comunidade acadêmica.

Essa visita faz parte de uma agenda mais ampla que visa fortalecer as parcerias entre os Institutos Federais brasileiros e o Lycée Nature, com foco no desenvolvimento sustentável e na preparação para o Fórum Franco-brasileiro Ciência e Sociedade, que acontecerá no IFMG em 2025. Além das atividades em Ouro Preto, a comitiva seguirá para o Campus Ponte Nova no dia 15 de outubro e para a Reitoria do IFMG, em Belo Horizonte, no dia 17, onde será realizada a assinatura de um acordo de cooperação técnica. O IFMA e o IF Sertão Pernambucano também compõem a agenda do Lycée Nature, de 13/10 a 01/11, marcada por visitas técnicas, reuniões de planejamento e assinatura de acordos internacionais.

Com a presença da Diretora-Geral do Lycée Nature, Patricia Darjo, e de Emmanuel Lacouture, a visita do Lycée Nature, com sua vasta experiência em ensino agrícola e práticas sustentáveis, agrega valor ao intercâmbio e reforça o compromisso dos Institutos Federais brasileiros com a internacionalização e o desenvolvimento sustentável em suas áreas de atuação.

Lycée Nature

O Lycée Nature é um estabelecimento renomado e versátil de ensino agrícola geral, tecnológico e profissional na França. Desde 1968, oferece desde a formação inicial até o curso técnico profissionalizante, assim como atua na  formação de adultos. Dispõe de uma área de 130 hectares no qual a exploração agrícola é totalmente certificada em Agricultura Biológica pelas suas três produções animais de ovinos, suínos e aves e pelas suas produções vegetais, culturas arvenses e horticultura comercial.