Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus retoma tratativas para regulamentação dos profissionais egressos do curso de Conservação e Restauro
conteúdo

Notícias

Campus retoma tratativas para regulamentação dos profissionais egressos do curso de Conservação e Restauro

por Tatiana Toledo publicado: 21/10/2021 11h08, última modificação: 21/10/2021 11h08

A fim de dar continuidade às negociações para regulamentação profissional dos egressos do curso de tecnologia em Conservação e Restauro do Campus Ouro Preto, professores e direção-geral geral se reuniram com representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-MG) na última quinta-feira (14).

As tratativas para regulamentar a profissão de conservador-restaurador de bens imóveis vêm ocorrendo desde 2009, à época, junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG). Posteriormente, a solicitação foi transferida pelo órgão ao CAU-MG, em razão da formação oferecida pelo curso do Campus Ouro Preto e, ainda, em virtude da prática profissional, que apresenta grande interface com a arquitetura.

De acordo com a coordenadora do curso, Paola Dias, diante da apresentação do projeto pedagógico ficou evidente, para os representantes do Conselho presentes no encontro, que é pertinente a regulamentação dos tecnólogos em conservação e restauro de bens imóveis junto ao CAU.

Para a professora e coordenadora da especialização em Gestão e Conservação do Patrimônio Cultural, Cristina Simão, “a regulamentação afeta o exercício profissional, na medida em que vincula os pares tanto nas reivindicações, quanto na fiscalização do exercício da profissão. Assim, a batalha para inserir o conservador-restaurador no âmbito de um conselho profissional visa sua valorização e segurança para o exercício do seu trabalho”.

Embora o CAU-MG não tenha autonomia para deliberar sobre a questão, houve o comprometimento de seus representantes quanto ao envio célere do pleito à representação nacional, defendendo a inserção dos egressos do curso no âmbito do conselho.

Para embasar a reabertura da solicitação, o campus encaminhará ao conselho mineiro um dossiê contendo relato do processo realizado junto aos órgãos regulamentadores CAU-BR e CONFEA/CREA, bem como documentação comprobatória de toda a tramitação. 

O envio do documento deve ocorrer, nos próximos dias, pelo diretor-geral, Reginato Fernandes, que considerou a reunião bastante positiva. “Os membros do CAU compreenderam a demanda apresentada pelo campus e reconheceram a importância do profissional egresso do curso de Conservação e Restauro para um conjunto de ações que o conselho defende e trabalha. Saímos satisfeitos com o compromisso do CAU-MG em levar essa demanda para o CAU - BR. Por fim, foi um passo importante para nosso curso de Tecnologia em Conservação e Restauro”

Além do diretor-geral, participaram do encontro a coordenadora do curso de Tecnologia em Conservação e Restauro, Paola Dias; a coordenadora do Curso de Especialização em Gestão e Conservação do Patrimônio Cultural, Cristina Simão; a chefe do Departamento de Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas, Natiele Rosa; e o professores Rodrigo Meniconi e Alex Bohrer.

Representando o Conselho, estiveram presentes a presidente do CAU-MG, Maria Edwiges Leal; o conselheiro estadual e coordenador da Comissão de Patrimônio Cultural, Sérgio Ayres; a Gerente de Planejamento e Gestão Estratégica, Rita Lopes; e o gerente-geral do CAU/MG, Ariel Lazzarin.