Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus vai ofertar curso FIC "Agentes da Preservação do Patrimônio Cultural" em Minas Novas
conteúdo

Notícias

Campus vai ofertar curso FIC "Agentes da Preservação do Patrimônio Cultural" em Minas Novas

publicado: 31/10/2024 17h23, última modificação: 31/10/2024 17h23

No último dia 26, o diretor-geral do IFMG - Campus Ouro Preto, Reginato Fernandes, e o coordenador do curso de Tecnologia em Conservação e Restauro, professor Régis Martins, estiveram presentes na cidade de Minas Novas e no Quilombo de Bem Posta, no Vale do Jequitinhonha, para participar de um evento em comemoração aos 100 dias da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola - PNEERQ e da apresentação do Centro de Formação da Juventude.

Neste Centro de Formação, o Campus Ouro Preto, por meio do curso de Tecnologia em Conservação e Restauro, oferecerá um curso de formação inicial e continuada com base em inovação, intitulado Agentes da Preservação do Patrimônio Cultural

De acordo com o professor Régis Martins, este curso é uma importante ação destinada a contribuir para a preservação do patrimônio cultural de natureza material em Minas Novas. "A proposta é baseada em dois ciclos, sendo o primeiro destinado à conscientização/educação patrimonial, com a finalidade de dialogar com os jovens em formação sobre a importância do patrimônio local, de modo a perceberem neste um caminho para a compreensão de seu papel cidadão e para sua formação profissional. O segundo ciclo se destina ao desenvolvimento de habilidades em três linhas de atuação: a preservação dos saberes ligados aos ofícios tradicionais, a aplicação de tecnologias para a preservação do patrimônio e o registro e a representação em meios dos bens culturais", explica. O curso se destina a jovens moradores das cidades, com idade entre 16 e 29 anos, e ofertará 100 vagas para a formação.

Para o diretor-geral, Reginato Fernandes, a possibilidade de ampliar a atuação do Campus Ouro Preto, neste caso, na área de Conservação e Restauro, é muito significativa, por vários aspectos: "O primeiro, por contribuir com uma importante região de Minas Gerais, o Vale do Jequitinhonha, na construção de uma cultura mais sólida na preservação do Patrimônio Cultural, através do conhecimento e das práticas. E outro aspecto muito relevante é colocarmos em destaque a necessidade social deste profissional vinculado à conservação-restauração dos elementos construtivos integrados à edificação", afirma.

Este projeto é fomentado e custeado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi).