Notícias
Conselho Acadêmico do IFMG-Campus Ouro Preto aprova fases para retorno gradual às atividades presenciais
O Conselho Acadêmico do IFMG-Campus Ouro Preto aprovou ontem, 4 de novembro, as fases para retorno gradual das atividades presenciais.
O estabelecimento de quatro fases distintas foi proposto para a comunidade do campus visando um retorno gradual, respeitando os prazos de preparação da infraestrutura necessária ao retorno seguro, garantindo um período para atualização de protocolos de acesso ao campus e para que os colegiados dos cursos possam discutir a forma como cada curso irá definir o retorno.
A seguir, algumas questões definidas em cada fase, já com as propostas da comunidade acolhidas pelo Conselho Acadêmico.
A Fase 1, de retorno de atividades de gestão e parte das atividades administrativas, acontecerá a partir da publicação da resolução do Conselho Acadêmico, e se estenderá até o início do próximo semestre letivo de 2021, previsto para 18 de janeiro de 2022.
A Fase 2, prevista para o segundo semestre letivo de 2021 (18/01/2022), estabelece o início do retorno de atividades acadêmicas dos cursos regulares e FIC, com retorno de aulas práticas e teóricas dos cursos subsequentes e de graduação, e aulas práticas dos cursos técnicos integrados. Nesta modalidade, as aulas teóricas poderão também retornar, mas em número mais reduzido, e a prioridade será dada às turmas concluintes. Atividades administrativas irão retornar de acordo com a demanda, e as definições de biossegurança dos protocolos sanitários. A definição sobre o retorno será estabelecida pelos Colegiados de Curso, orientada pelos protocolos de biossegurança estabelecidos pela Comissão de retorno gradual das atividades presenciais do IFMG-Campus Ouro Preto, doravante, Comissão de Retorno.
A Fase 3 permitirá, dentro dos mesmos parâmetros da Fase 2, o retorno de todas as disciplinas de todos os cursos, com eventual revezamento de alunos, conforme protocolos sanitários vigentes e orientações da Comissão de Retorno. Esta fase não tem data definida para acontecer, podendo ser adotada quando os protocolos sanitários, de biossegurança e infraestruturais permitirem.
A Fase 4 prevê o retorno total das atividades, e será adotada quando as condições sanitárias, de biossegurança e infraestruturais permitirem.
O trabalho de preparação para este retorno gradual às atividades presenciais prevê cronograma interno estabelecido entre Direção-Geral, Diretorias Sistêmicas e Comissão de Retorno, que inclui levantamento de informações a respeito da disponibilidade e capacidade dos espaços físicos, adequação de infraestrutura, preparação de protocolos sanitários para ocupação dos diferentes ambientes, definição, pelos Colegiados de Curso, das disciplinas a serem ofertadas de forma presencial e de forma remota.
Este cronograma prevê, para o mês de dezembro, a submissão de uma proposta de aplicação da Fase 2 no início do segundo semestre letivo de 2021 (18/01/2022), e a ampla divulgação deste modelo para toda a comunidade.
Para Reginato Fernandes, diretor-geral do IFMG-Campus Ouro Preto, “a discussão do retorno presencial das atividades precisa extrapolar os limites da gestão e envolver toda a comunidade, e é muito importante a participação de todos na construção deste processo. Sabemos do impacto pedagógico e social deste momento, tanto para servidores, discentes e suas famílias. Assim, cuidaremos para que as fases e as ações possam seguir coerentes e esclarecidas para toda a comunidade interna e externa."