Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Direção e docentes se reúnem com deputado estadual para discutir desafios da Educação e possíveis parcerias
conteúdo

Notícias

Direção e docentes se reúnem com deputado estadual para discutir desafios da Educação e possíveis parcerias

Verba de emenda parlamentar a ser destinada à aquisição de uma usina meteorológica para o Campus é um dos encaminhamentos do encontro
por Tatiana Toledo publicado: 23/02/2022 15h03, última modificação: 23/02/2022 15h03

A equipe gestora do Campus Ouro Preto e professores dos cursos de Geografia e de Meio Ambiente se reuniram, em 11 de fevereiro, com o deputado estadual Betão. Em pauta, os desafios da Educação, além de articulação de possíveis trabalhos a serem realizados em conjunto. 

Também participaram da reunião representantes do Sinasefe IFMG e o docente Fúlvio Cupolillo, do campus Governador Valadares, que contribuiu para a articulação do encontro. 

Estação meteorológica

Entre os desdobramentos, destaca-se o encaminhamento de verba de emenda parlamentar a ser viabilizada pelo deputado, destinada à compra e à instalação de uma estação meteorológica no Campus Ouro Preto. Para o projeto, a instituição terá apoio, também, da Prefeitura Municipal.

A professora de Geografia Caroline Delpupo Souza, que coordena o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Geografia em Rede Nacional (ProfGeo), esclarece que o objetivo do projeto de instalação da estação meteorológica no Campus é colocar o município de Ouro Preto no mapa da previsão do tempo brasileiro. “Embora a região do Quadrilátero Ferrífero disponha de diversos equipamentos para o monitoramento meteorológico, sobretudo em áreas de empresas mineradoras, nenhuma delas é capaz de subsidiar o processo de previsão do tempo, já que não estão ligadas à rede do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)”, explica. 

Segundo a docente, os dados meteorológicos gerados servirão de base para o desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão no Campus, além de possibilitar o estabelecimento de parcerias interinstitucionais e a formação de recursos humanos nos cursos de nível técnico, graduação e pós-graduação.

“Além disso, o apoio institucional recebido representa uma clara sinalização do IFMG - Campus Ouro Preto quanto à preocupação com problemas que impactam nosso município. As tragédias derivadas das fortes chuvas que assolaram Ouro Preto e região neste início de 2022 foram sintomáticas da necessidade de conhecermos profundamente nossa dinâmica climática. Ações de prevenção de desastres constituem-se imperativas para a preservação de vidas humanas e do patrimônio histórico, em nosso município”, ressalta a professora.
  

Futuro do Campus 

De acordo com o diretor-geral Reginato Fernandes, também foram discutidas, na ocasião, políticas institucionais que estão levando o Campus Ouro Preto à possibilidade de extinção de cursos, pela ausência de professores. 

Para o gestor, a reunião foi importante e produtiva, pois está em consonância com a política externa na qual o Campus vem trabalhando. “Entendemos a relevância do IFMG nos debates da sociedade e precisamos, também, que a defesa da Educação e do Campus sejam ampliadas pela comunidade externa, a partir do momento que conheçam nossa realidade institucional”, afirma. 

Devido à atuação do parlamentar nas defesas ambientais, encaminhou-se, ainda, para um próximo encontro, uma discussão sobre a política de privatizações de parques estaduais da região.