Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Encontros inspiradores: Campus conclui, com sucesso, 4ª edição do Programa de Preparação para a Aposentadoria
conteúdo

Notícias

Encontros inspiradores: Campus conclui, com sucesso, 4ª edição do Programa de Preparação para a Aposentadoria

por Tatiana Toledo publicado: 16/08/2023 09h50, última modificação: 16/08/2023 15h18

A quarta edição do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) do Campus Ouro Preto chegou ao seu término no dia 9 de agosto, com resultados satisfatórios. Com o propósito de contribuir para que os servidores da instituição (docentes e técnicos administrativos) usufruam de uma aposentadoria mais tranquila, planejada e saudável, a ação foi marcada por encontros fora do campus, com o objetivo de oferecer aos participantes experiências diferenciadas e estimulantes. 

Como a aposentadoria é um movimento de saída do trabalho, achamos interessante ocupar outros locais, sempre tentando oferecer aos participantes experiências agradáveis, locais bonitos, aconchegantes e inspiradores. Não informamos onde seria o encontro, existia esse elemento surpresa”, conta a psicóloga Gisele Baeta Neves, coordenadora do Programa

Nesta edição, o PPA realizou seis encontros, cada um abordando temas relevantes para os participantes nesta fase de transição. Segundo Gisele, o objetivo é proporcionar aos servidores a reflexão sobre temas que serão úteis em suas vidas. “Esses temas são escolhidos através de estudos sobre Preparação para Aposentadoria. Realizei uma capacitação pela UNB, ofertada pela Administração Pública Federal”, explica. 

Neste ano, o Programa contou com as seguintes temáticas: acolhimento, apresentação do PPA, construção do contrato grupal e curtograma; aspectos legais da aposentadoria; saúde física e mental; comida e memórias afetivas; o corpo em movimento - a importância da atividade física; apresentação dos Projetos de Vida pelos participantes, encerramento com almoço e biodança.

Maria Aparecida Ponciano, coordenadora de Gestão de Pessoas, destacou a relevância do PPA como uma oportunidade de reavaliar a aposentadoria, tornando-a uma fase mais agradável na vida do servidor.  "A Gestão de Pessoas tem muito orgulho de promover o PPA, sob a coordenação da psicóloga Gisele Baeta Neves e com a intensa participação da servidora Raniely da Silva Pinto Coelho, pois esse evento tem a possibilidade de transmitir ao servidor uma nova visão da aposentadoria. A aposentadoria é uma mudança de comportamentos habituais e organizados, mas pode e deve ser um momento muito agradável na vida do servidor", destaca.

Raniely da Silva Pinto Coelho, chefe da Seção de Desenvolvimento de Pessoas, enfatizou a natureza abrangente do PPA, que vai além da preparação para a aposentadoria: "O PPA é um programa de preparação, não apenas para a aposentadoria, mas é uma oportunidade de revisão de toda a vida, que deveríamos fazer a todo o momento. É uma atividade que preparamos com muito carinho e respeito para cada servidor que acredita no PPA e participa conosco".

Troca de experiências e aprendizado 

Para a servidora técnico-administrativa Fátima Freitas, o PPA foi um Programa de muitos aprendizados. Ela também destaca a participação de outros profissionais ao longo do Programa: “Outros convidados puderam dar suas contribuições para a nossa preparação para a aposentadoria, como a médica Adna, os professores da área de Educação Física, o professor aposentado Asdrúbal, da área de Gastronomia, o preparador físico Alex e os servidores Jane e Marcelo, do setor de Gestão de Pessoas da UFOP”. 

A sinergia entre os participantes também foi enfatizada pela servidora. “Fica o nosso agradecimento aos colegas que participaram e compartilharam seus conhecimentos e expectativas e, também,  às coordenadoras do Programa: Gisele, Raniely, Regina (do Setor de Saúde) e também Edna, servidora aposentada, que muito contribuiu com o Programa. Acho que o PPA é um daqueles Programas de Gestão de Pessoas que deveriam alcançar outros grupos de servidores, e não somente aqueles que estão na iminência de se aposentar”, reforça. 

A servidora técnico-administrativa Edilene Amaral também ressalta a experiência positiva com esta edição do PPA: “Tive a grata satisfação de tomar parte de um grupo encantador de colegas que se encontram nos anos finais de sua vida laboral e se preparam (ou não) para aposentadoria. Foram encontros maravilhosos, em que fomos despertados a ver a aposentadoria como uma oportunidade de enxergar a vida por outras perspectivas, talvez, resgatando projetos esquecidos no passado, ou até mesmo vislumbrando planos tidos como impossíveis de realização no futuro. Todos os envolvidos no Programa de Preparação para Aposentadoria estão de parabéns pela iniciativa, organização e execução do PPA.”

Para o docente Walter Pavão, o programa é de suma importância para todos os servidores que começam a pensar na aposentadoria ou que já estão prestes a se aposentar. "O encontro nos proporciona uma reflexão sobre o que é realmente este novo ciclo em sua vida (tivemos a participação de servidores que já se aposentaram), onde você não estará mais no convívio diário com amigos de serviço, esta nova rotina de não termos mais o compromisso com horários e também se vamos ou não continuarmos em outras atividades. Todos nós temos nossos dons e devemos colocá-los em prática e assim continuarmos ser uteis a sociedade e para que nós possamos também ser felizes", relembra.

Ainda segundo o professor, o PPA permitiu que os servidores compartilhassem, entre si, alegrias e angustias, o que contribuiu para que tivessem uma noção melhor das expectativas quanto a esta nova etapa em suas vidas: "Ficou bem claro que precisamos nos planejar sobre a parte financeira, a saúde mental e física e também o convívio social tão importante na vida de cada ser humano. Todos nós apresentamos um projeto de vida ao final deste programa, que nos norteará, para que tenhamos um processo de transição mais estruturado e com maiores chances de sermos felizes na aposentadoria".

 

Próxima edição

A próxima edição do PPA, prevista para 2025, permitirá a exploração de uma gama mais ampla de tópicos, conforme explica a psicóloga Gisele Baeta: “Avaliamos que o programa foi um sucesso, embora tenha sido realizado em apenas seis encontros. Na próxima edição, pretendemos estender para oito encontros, como foi em 2019. Assim, teremos mais tempo para abordarmos outros temas!”, afirma.