Notícias
Equipe de robótica FIRE se prepara para novas competições em 2025
Criada em 2017, a equipe de robótica FIRE é um projeto conjunto entre os campi Ouro Preto e Itabirito do IFMG. Atualmente, a equipe conta com 17 integrantes em Ouro Preto, incluindo três professores orientadores — André Almeida, Hugo Gomes e Lara Ottoni — e 14 alunos, enquanto o campus Itabirito participa com uma professora coordenadora.
A FIRE é organizada em várias frentes, incluindo gestão, marketing e equipes dedicadas à criação de robôs para competições nas categorias Fairyweight (150g), Antweight (454g), Cupim (454g), Beetleweigh (1,36kg), Mini Sumô(500g automático) e Seguidor de Linha, além do Futebol 2D, um desafio autônomo inédito para o grupo. Segundo a equipe, o processo de desenvolvimento criativo dos robôs tem sido produtivo, mas o projeto enfrenta desafios financeiros. "Ainda não temos o apoio financeiro fundamental para a frutificação de todas as nossas ideias. Estamos em busca de patrocinadores para apoiar nosso projeto e fazerem parte da nossa jornada", comenta Rafaela Caroline, integrante da equipe de marketing.
Inovações e competições
No próximo ano, a FIRE participará da IronCup 2025, de 14 a 16 de fevereiro. Para se preparar, a equipe tem revisado o desempenho de seus modelos anteriores e estudado competições passadas para aperfeiçoar suas técnicas.
Atualmente, a equipe está desenvolvendo novos projetos, como o Trituraitor 2000, robô da categoria Antweight, que teve seu nome alterado e recebeu melhorias estruturais para aumentar sua eficiência em combate. Os robôs da modalidade Cupim, por sua vez, estão sendo projetados do zero, assim como o Futebol 2D, que também marca a estreia da FIRE nessa categoria.
Para a equipe, a falta de previsibilidade nos confrontos é um dos grandes desafios durante as competições. “O adversário pode utilizar estratégias inesperadas, o que pode levar a derrotas devastadoras. Lidamos com isso durante todos os estágios de construção do robô, desde o brainstorming até a união dos componentes gerais. Estamos sempre analisando batalhas de competidores anteriores e procurando maneiras de incorporar um contra-ataque em nossos projetos”, acrescenta Rafaela.
Histórico e conquistas
A FIRE estreou sua trajetória em competições na 14ª edição da Winter Challenge, em 2018, com o robô Reversus, da categoria Hobbyweight (5,5 kg), conquistando o 10º lugar entre 41 participantes.
Em sua segunda participação na mesma competição, a FIRE competiu com três robôs de combate: Reversus (Hobbyweight - 12lb), Pão de Queijo (Beetleweight - 3lb) e Titã (Antweight - 1lb). Além disso, estreou no universo dos robôs autônomos com os modelos Bate-móvel (Seguidor de Linha PRO) e Lambo (Seguidor de Linha Júnior). Nas categorias de combate alcançou o 4º, o 12º e o 16º lugares; já nas categorias autônomas a equipe conquistou a 29ª posição.
Em março de 2020, a equipe participou pela primeira vez da IronCup, levando dois robôs de combate (Brígida e Pão de Queijo) e o robô autônomo Lambo, conquistando o 7º e o 14º lugares.
Perfil
Embora o processo seletivo para novos membros esteja encerrado no momento, a FIRE busca estudantes empenhados e comprometidos, que tenham ideias criativas e inovadoras, sede de conhecimento e paixão pela área.
Quer ficar por dentro das atividades da equipe? Siga @fire.equipe no Instagram!