Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Especial Elas inspiram | Empatia, sororidade e acolhimento: a força de uma rede de mães e do relato compartilhado
conteúdo

Notícias

Especial Elas inspiram | Empatia, sororidade e acolhimento: a força de uma rede de mães e do relato compartilhado

Ao longo do mês de março, você terá a oportunidade de conhecer iniciativas conduzidas ou apoiadas por servidoras e alunas do campus que visam ao empoderamento, ao estabelecimento de redes e ao enfrentamento à desigualdade de gênero.
por Tatiana Toledo publicado: 08/03/2022 11h30, última modificação: 08/03/2022 11h32

Ouro Preto, 8 de março de 2022.

Se você é mãe, ou tem bastante intimidade com uma, já deve ter sentido na pele, ou ouvido falar, do quanto a maternidade, muitas vezes, é uma experiência solitária. Sim, solitária, ainda que você não consiga ir ao banheiro sozinha, pois tem um pequenino ser que insiste em acompanhá-la. Ou mesmo que seus adolescentes insistam em ouvir aquele novo hit no último volume, em casa, enquanto você tenta ler ou trabalhar. E mesmo que você tenha rede de apoio. 

Mas, cá entre nós, há certas angústias e dúvidas que só passam pela nossa cabeça, não é? Sem contar aquele misto de exaustão física e mental que as transformações trazidas pela maternidade acarretam em nós. Muitas vezes, não temos sequer coragem de abrir o coração para falar que ser mãe não é só alegria, mesmo que tenhamos desejado e planejado tudo isso. E pior: ainda nos culpamos por nos sentir assim. Mães, saibam que não estão sozinhas nessa!

E é assim, em tom pessoal, acolhedor e íntimo, que são produzidas as cartas publicadas no blog Diário da Mãe em Construção. A página reúne relatos de mulheres com experiências e realidades diferentes, mas com um objetivo em comum: apoiarem-se mutuamente nos desafios que permeiam o processo de cuidar e educar, com empatia e respeito pela individualidade de cada mãe e pelo seu maternar.

O blog foi idealizado pela coach familiar Nívea Viana e criado a partir da iniciativa de mais duas outras mães, além da professora do curso de Automação Industrial e diretora de Inovação, Pesquisa e Pós-graduação do Campus Ouro Preto, Sílvia Almeida. “Na pandemia, entendi que as dificuldades dentro de casa foram intensificadas pelo convívio diário. Antes, nós mães tínhamos momentos de troca que aliviavam nosso dia a dia, seja na porta da escola, ou enquanto esperávamos nossos filhos realizarem alguma atividade. Senti que essa troca era necessária”, conta Nívea. 

Assim, a proposta é que, ao escrever suas próprias cartas e ao ler os demais relatos, as mulheres possam se identificar e aprender a partir da experiência de outras mães. Também é um espaço voltado ao acolhimento de todas as sensações despertadas pelas dores e delícias da maternidade. A pluralidade das vivências retratadas é outro grande destaque da iniciativa. “O tesouro desse projeto, para mim, é a oportunidade de ter contato com várias realidades”, ressalta Nívea. 

Para além do compartilhamento de experiências, Nívea apostou no ato de escrever como uma forma dessas mães estabelecerem uma conexão genuína consigo mesmas, ao tirarem um tempo para si e colocarem luz sobre o seu maternar. “Essa busca pelo autoconhecimento da mãe, que acaba se refletindo na busca pelo autoconhecimento do filho, é um dos caminhos para construir uma sociedade mais respeitosa e acolhedora”, afirma.

Chegada de reforços: a parceria com o Campus 

O blog foi lançado em junho de 2021, mas passou a contar, pouco tempo depois, com apoio do IFMG - Campus Ouro Preto por meio do projeto de extensão “Criação e fortalecimento de uma rede de mães - Diário da Mãe em Construção: o poder do depoimento compartilhado”, coordenado pela professora Sílvia Almeida. 

Extrapolando os muros da instituição, a equipe foi reforçada não apenas pela participação de bolsistas do Campus Ouro Preto, mas também da servidora Gisele Aparecida Xavier Viana e de bolsistas do Campus Congonhas. 

“Coordenar este projeto com mães é mais que um prazer, é um aprendizado. Quando a Nívea me contou a ideia, aceitei fazer a parte técnica de TI. Mas estar com essas mães ao longo desses meses e ouvi-las me mostrou que em uma rede precisamos mesmo é de diversidade. Ainda que eu e as bolsistas não sejamos mães, nós aprendemos, pois somos filhas. Compreender pessoas que estão em situação diferente da nossa é um dos grandes ganhos de se participar de uma rede fortalecida e que vem crescendo”, destaca Sílvia.

 

Além da escrita: o Diário da Mãe em Construção em outras mídias

As cartas publicadas semanalmente no blog são sempre acompanhadas de um áudio da leitura realizado pela própria mãe, ou por uma das fundadoras e apoiadoras do projeto. Com isso, a equipe espera não só facilitar o acesso ao conteúdo do blog, especialmente em meio à rotina corrida de muitas mulheres (afinal, pode-se escutar as cartas ao executar outras atividades), mas também transmitir toda a emoção por trás daquelas linhas, aumentando ainda mais a conexão.

Além disso, as mulheres que aceitam enviar seus relatos são convidadas a participar de um grupo de whatsapp, formando a rede propriamente dita. Lá, elas são incentivadas a explorar um pouco mais o conteúdo trazido pela carta da semana, em um ambiente reservado e seguro, compartilhando experiências similares ao assunto retratado e oferecendo suporte para os desafios enfrentados por outras mães.

Recentemente, o projeto ganhou também um podcast. Lá será possível encontrar bate-papos mensais sobre o universo da maternidade, como puerpério, amamentação, gestação, pandemia… O primeiro episódio já foi ao ar e está disponível no Spotify.

E não para por aí! O blog também ganhará um livro, ainda em fase de planejamento, a partir do resultado do projeto. A proposta, mais que a publicação em si, é que o novo formato contribua para estreitar os laços em torno desta rede de mães que relatam e compartilham suas experiências.

 

Como participar?

Para acompanhar os relatos e enviar a sua própria carta, acesse: https://diariodamaeemconstrucao.com/.