Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Especialização em Gestão e Conservação do Patrimônio Cultural
conteúdo

Notícias

Especialização em Gestão e Conservação do Patrimônio Cultural

publicado: 28/06/2018 15h45, última modificação: 20/08/2018 21h50

O Curso de Tecnologia de Conservação e Restauro do IFMG – Campus Ouro Preto, com o apoio de professores da UFOP, PUC-Minas e UEMG-BH, está implantando o Curso de Especialização em Gestão e Conservação do Patrimônio Cultural, nível Lato Sensu, na modalidade presencial. O curso está com inscrições abertas até o dia 19 de julho de 2018.

Historicamente, o processo de preservação dos bens patrimoniais no Brasil esteve ligado ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e no intuito de aproximar a gestão do patrimônio cultural das comunidades, muitos municípios estruturaram órgãos de proteção, muitas vezes geridos por equipes de consultoria ou por profissionais que demandam por capacitação específica.

Do ponto de vista da formação profissional, os cursos de graduação não abordam a transdisciplinariedade necessária, não possibilitando uma capacitação qualificada, e os cursos de pós-graduação, em sua maioria, não contemplam a atividade de gestão do patrimônio cultural.

Percebendo essas lacunas, a CODARES (Coordenadoria da Área de Restauro) propôs o Curso de Especialização em Gestão e Conservação do Patrimônio Cultural com carga-horária de 360 horas, acrescidas de 60 horas para elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso.

O curso tem duração de 18 meses, iniciando em outubro de 2018, às sextas feiras, tarde e noite, e em alguns sábados, e conta com 30 vagas direcionadas a profissionais envolvidos com a preservação do patrimônio cultural: arquitetos, engenheiros, tecnólogos em Conservação de Restauro, historiadores, geógrafos, sociólogos, turismólogos, bacharéis em direito, antropólogos, filósofos e áreas afins.

A Especialização tem como objetivo capacitar e qualificar profissionais, docentes, gestores urbanos para atuarem em iniciativas de conservação e restauro do patrimônio cultural edificado e oferta duas linhas de pesquisa: “Gestão do Patrimônio Cultural” e “Tecnologia em Conservação e Restauro de Bens Imóveis”.

 Para informações informações especializadas acesse:

Edital 

Informações Complementares