Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes da Escola Municipal Aleijadinho visitam o Campus Ouro Preto
conteúdo

Notícias

Estudantes da Escola Municipal Aleijadinho visitam o Campus Ouro Preto

Ação integra projeto de extensão "Centro Cultural do Salto", existente há quase cinco anos
publicado: 20/08/2025 09h51, última modificação: 20/08/2025 19h14

Nos dias 13 e 14 de agosto, o IFMG - Campus Ouro Preto recebeu cerca de 40 estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Aleijadinho, do distrito de Santo Antônio do Salto (Ouro Preto/MG). A atividade integra o projeto de extensão “Centro Cultural do Salto”, realizado em parceria entre a própria escola municipal, o IFMG, a UFOP e a empresa Solenis.

Durante a programação, os estudantes conheceram a estrutura do Campus, com destaque para os laboratórios do curso técnico em Automação Industrial e as atividades da equipe de robótica FIRE. Segundo o professor de História Fabiano Gomes, um dos orientadores do projeto, as visitas também incluem informações sobre os processos seletivos do IFMG e o almoço no restaurante estudantil. No turno da tarde, os alunos seguem para o Departamento de Minas da UFOP, onde visitam a infraestrutura e os laboratórios da unidade.

Para a professora da Escola Aleijadinho, Flávia Aparecida Barboza, a visita representou mais do que um momento de aprendizado. “Foi uma experiência ímpar, pois nossos estudantes puderam acessar um universo novo de conhecimento e oportunidades, que vai muito além do que encontram em sala de aula. Além disso, ter os próprios alunos do campus explicando os projetos tornou tudo mais especial, pois isso aproxima e inspira. Esse contato abre horizontes para que nossos alunos, muitos vindos de realidades em que nem imaginam estudar em instituições como o IFMG ou a UFOP, passem a se enxergar como futuros técnicos, engenheiros, cientistas e profissionais da área de tecnologia. Mais que uma visita, foi lançada uma sementinha que pode despertar sonhos”, afirma.

Sobre o projeto Centro Cultural do Salto

A iniciativa tem buscado, desde 2020, aproximar instituições de ensino federal, empresas e comunidade. Também estão entre os objetivos o incentivo à leitura, a valorização da cultura e dos saberes e fazeres locais, bem como o apoio às ações de cidadania, popularização da ciência e de educação patrimonial.

 “Após quase cinco anos de existência do projeto, tem-se como resultado uma relação mais orgânica entre os parceiros e uma série de ações como, por exemplo: reforma do Clube de Mães; criação de um site de divulgação do arraial e sua gente; doação de um chafariz de cantaria; doação de computadores e coleção de minerais para a Escola Aleijadinho; oficinas pedagógicas; passeios educativos na cidade de Ouro Preto e nas instalações da UFOP e IFMG”, destaca Fabiano Gomes.

A experiência, inclusive, será apresentada em um artigo no 24º Seminário de Mineração da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), que ocorrerá de 9 a 11 de setembro, em São Paulo.