Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do campus conquistam medalhas e menções honrosas na 16ª edição da OBMEP
conteúdo

Notícias

Estudantes do campus conquistam medalhas e menções honrosas na 16ª edição da OBMEP

Embora tenham se destacado em uma olimpíada nacional, é notável o sentimento de que a maior conquista, para eles, foi a superação de seus próprios limites
por Tatiana Toledo publicado: 02/02/2022 15h34, última modificação: 02/02/2022 16h47

Em uma competição que reuniu quase 18 milhões de estudantes do ensino fundamental e médio de todo o país, incluindo instituições públicas e privadas, sete alunos do Campus Ouro Preto conquistaram duas medalhas de bronze e cinco menções honrosas na 16ª OBMEP.

Embora tenham se destacado em uma olimpíada nacional, é notável o sentimento de que a maior conquista, para eles, foi a superação de seus próprios limites.

Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pela área de educação, agravadas pelo cenário de pandemia, a edição registrou número recorde de municípios participantes, atingindo 99,84% das cidades brasileiras. 

 

Superação

Embora tenham participado de uma competição nacional, é notável, entre alunos e alunas do campus, o sentimento de que a maior conquista foi a superação de seus próprios limites.

O gosto por desafios e pela oportunidade de testar seus conhecimentos é também algo compartilhado entre esses estudantes, que acumulam participação em diversas olimpíadas científicas.

 

VICTOR GONÇALVES DE PAULA NEVESÉ o caso do medalhista Victor Gonçalves de Paula Neves, que vem participando de competições desde o 6° ano, o que despertou nele o interesse pela área de exatas. O estudante de Automação Industrial também coleciona medalhas em competições na área de matemática e, mais recentemente, garantiu medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. O resultado rendeu ao aluno a chance de participar de uma seletiva para as olimpíadas internacionais de astronomia.

A preparação para as competições incluem o estudo de provas anteriores, mas não só. “Com certeza, as aulas do IFMG são muito úteis no processo. Às vezes, também aparecem projetos interessantes para as áreas de olimpíadas, como o ciclo de palestras intercampi de astronomia que o IFMG realizou no ano passado”, conta. 

O resultado positivo de seu esforço serve de combustível para ir cada vez mais longe: “Eu estou feliz com o resultado, afinal, é um reconhecimento do meu empenho. Mas vejo isso como uma razão para me esforçar ainda mais e tentar obter um resultado melhor que o anterior. Entendo que as olimpíadas se tratam disso: dar o seu melhor e se superar”.



VITOR MATHEUS DO NASCIMENTO MOREIRAOutro medalhista desta edição é Vitor Matheus do Nascimento Moreira, que não perde a oportunidade de participar de competições como esta. Ele, que cursa Automação Industrial, conta que já marcou presença em olimpíadas nas mais diversas áreas, entre elas, ciências, astronomia, informática e matemática, conquistando medalhas e menções honrosas. 

Para esta edição, Vitor explica que se preparou por meio das aulas no IFMG, de vídeos no Youtube e ainda pelo Programa de Iniciação Científica (PIC) oferecido pela própria OBMEP, que tem o intuito de apresentar aos estudantes aspectos da Matemática que não são vistos em sala de aula, de forma a ampliar o conhecimento científico. 

“Para mim, essa conquista me faz lembrar de que vale a pena nos esforçarmos para tentar alcançar nossos objetivos. Saber que sou capaz de conseguir por conta do conhecimento me deixa inspirado também. Mesmo assim, acredito que a parte mais importante das olimpíadas seja a autossuperação. Se a pessoa atingir isso, significa que ela conseguiu o melhor prêmio”, destaca o estudante.

 

 

Alice Souza Maia, certificada com menção honrosa nesta edição da OBMEP, também já tem experiência nesta competição, bem como na Olimpíada Internacional de Matemática dos Institutos Federais (OMIF). Durante os últimos anos, além de certificados, já recebeu medalhas de bronze e de prata.

"Essa conquista, para mim, representa que o nosso esforço vale a pena e que ele é o principal meio de alcançarmos os nossos objetivos"

Ao receber sua primeira medalha, a estudante de Automação Industrial foi convidada a participar do PIC-OBMEP e, desde então, tem participado de todas as edições. Este tem sido seu principal meio de preparação para a Olimpíada.

“Essa conquista, para mim, representa que o nosso esforço vale a pena e que ele é o principal meio de alcançarmos os nossos objetivos”, reforça a estudante.

 

 

CASSIANO FERREIRA HERMENEGILDOCassiano Ferreira Hermenegildo, da mesma forma, vem participando da OBMEP nos últimos anos e foi agraciado com menção honrosa pela segunda vez. Também já foi medalhista de bronze na OMIF, além de ter testado seus conhecimentos em olimpíadas de biologia e história do Brasil.

Sua preparação teve como foco a resolução de exercícios de edições anteriores e a pesquisa de materiais disponibilizados no portal da OBMEP. “Além disso, a ótima base oferecida pelos professores de Matemática do campus foi essencial para esta conquista”, garante o aluno.

O estudante de Automação Industrial afirma estar muito feliz por receber a menção: “As oportunidades que se abrem, como a possibilidade da participação do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC) me deixam bastante animado e estimulado. Para mim, demonstram a vantagem de um ensino público de qualidade”.

 

OLÍMPIO LUIZ CORREIA VIEIRAAlém de conquistar menção honrosa nesta e em outras edições da OBMEP, bem como medalhas, Olímpio Luiz Correia Vieira, do curso de Automação Industrial, também já foi prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e ouro na Mostra Brasileira de Foguetes.

A preparação para as competições de matemática conta com o apoio de seu pai, que é professor, e também com os conteúdos ofertados pelo PIC-OBMEP. O estudante ressalta, ainda, os estudos no Campus Ouro Preto: “Gostaria de agradecer meu professor de Matemática, João Nepomuceno, o professor Márcio André, responsável pela OBMEP, e o coordenador da área, Lázaro Santos, pelo apoio que vêm me dando”.

Para ele, o retorno obtido vai muito além de medalhas e certificados: “É muito bom, pois adquiro e aprimoro meus conhecimentos e habilidades”, conclui.

 

Camila Ávila Rocha Natividade é outra veterana das olimpíadas de conhecimento e garantiu menção honrosa nesta OBMEP.  

Acredito que participar destas competições foi muito importante para meu desenvolvimento acadêmico. Ver que, ainda assim, consegui manter um bom desempenho, é gratificante” 

Além de ter participado de edições anteriores, a estudante de Edificações vem marcando presença em outras olimpíadas desde o ensino fundamental, em áreas como informática e cartografia. “Acredito que participar destas competições foi muito importante para meu desenvolvimento acadêmico”, afirma a estudante.

Ela conta que, para se preparar, consultou conteúdos de provas anteriores. No entanto, acredita que o PIC-OBMEP teve uma grande contribuição em seu desempenho. “Participei do programa em 2019 e, além de ter tido contado com os tipos de conteúdos abordados na OBMEP, também tive a oportunidade de aprender como funcionam as provas da mesma”, ressalta.

Para Camila, o reconhecimento nesta competição é motivador, frente aos desafios impostos pelo Ensino Remoto Emergencial nos últimos meses: “Ver que, ainda assim, consegui manter um bom desempenho, é gratificante”.



LUIZ GUSTAVO GOMES ROMAGNOLIQuem também foi agraciado com menção honrosa é o aluno do curso de Mineração Luiz Gustavo Gomes Romagnoli. Além de edições anteriores da OBMEP, ele já participou de olimpíadas nas áreas de biologia e história.

Luiz Gustavo explica que o intenso ritmo de estudos ao longo do 2° e do 3° ano no Campus Ouro Preto não permitiram que se dedicasse especificamente para a OBMEP. “Porém, as aulas de matemática do curso ajudaram bastante", afirma.

O resultado obtido na competição representou, para ele, uma grande vitória, que não esperava ficar entre os 100 primeiros colocados com o certificado: “Isso realmente me surpreendeu. Espero poder concorrer e ganhar mais olimpíadas no futuro”, comemora.