Notícias
Estudantes do Campus Ouro Preto apresentam pesquisa sobre enchentes em Itabirito na Câmara Municipal
Alunos do IFMG – Campus Ouro Preto participaram de uma sessão na Câmara Municipal de Itabirito, em 30/06, para apresentar os resultados parciais de uma pesquisa sobre o uso e a ocupação do solo no município ao longo das últimas três décadas. O projeto, sob a orientação do professor Pedro Teixeira Camargo, tem como foco identificar as causas das enchentes que afetam Itabirito, com destaque para os eventos críticos ocorridos em 1997 e 2022.
A apresentação foi realizada a convite da própria Câmara Municipal e envolveu estudantes dos cursos técnicos integrados e subsequentes. A pesquisa mapeia, com base em registros históricos e imagens, as áreas mais impactadas por eventos climáticos extremos desde 1980, com o objetivo de compreender a relação entre o crescimento urbano, o uso do solo e os impactos das chuvas intensas.
De acordo com a aluna Gabrielly Iasmim, uma das bolsistas do projeto, o trabalho busca não apenas entender o passado, mas também propor caminhos para o futuro. “Nosso projeto tem como objetivo principal analisar os impactos causados pelas fortes chuvas na cidade de Itabirito, considerando os efeitos ambientais, sociais e urbanos. A proposta busca compreender de que forma os eventos de precipitação intensa afetam a infraestrutura da cidade e os riscos associados, como alagamentos e deslizamentos de terra. Além disso, o trabalho pretende contribuir com ideias que possam ajudar na prevenção e na redução dos danos causados por esses eventos, especialmente em um contexto de mudanças climáticas”, explica.
A estudante também destaca a importância de levar este debate para o espaço público, de maneira que suas ideias possam ser ouvidas, consideradas e colocadas em prática: “Acreditamos que, por meio do diálogo entre estudantes, comunidade e poder público, é possível encontrar soluções mais eficazes e sustentáveis para enfrentar os desafios provocados pelas fortes chuvas em Itabirito”.
A equipe do projeto é composta por Gabrielly Iasmim, Mirella Luísa, Maísa Leite, Felipe Silveira e Gabriel Lara. Agora, o grupo pretende seguir aprofundando a pesquisa.
A apresentação foi transmitida ao vivo e está disponível no canal da Câmara Municipal de Itabirito. Clique AQUI para acessar.
