Você está aqui: Página Inicial > Notícias > "Eu faço parte desta história": retomada de série de entrevistas marca o Dia do Servidor
conteúdo

Notícias

"Eu faço parte desta história": retomada de série de entrevistas marca o Dia do Servidor

Elcy Loredo Bittencourt, servidora da Coordenação de Planejamento e Orçamento, atua no campus há mais de 43 anos
publicado: 24/10/2024 14h06, última modificação: 22/11/2024 14h38

Às vésperas do Dia do Servidor, retomamos nesta quinta-feira, 24 de outubro, a série "Eu faço parte desta história", na qual servidores da ativa e aposentados do IFMG - Campus Ouro Preto compartilham suas trajetórias. Essa iniciativa busca valorizar a contribuição de cada um na história da instituição, que completou, neste ano, 80 anos. A série oferece um espaço para que essas histórias sejam registradas e apreciadas, destacando a importância dos servidores e servidoras que ajudaram a moldar a identidade do campus. As entrevistas publicadas vão intercalar servidores com mais ou menos tempo de casa, assim como técnicos administrativos e docentes, permitindo uma diversidade de experiências e perspectivas.

Hoje, apresentamos a trajetória da servidora Elcy Loredo Bittencourt, que iniciou sua jornada na ETFOP em agosto de 1981. Atuando inicialmente como terceirizada na faxina, Elcy passou por diversos setores ao longo de sua carreira, já como servidora pública, incluindo telefonia, patrimônio, departamento de ensino, compras, secretaria do gabinete do reitor, protocolo e planejamento. Atualmente, ela trabalha na Coordenação de Planejamento e Orçamento e também participou da implantação da Reitoria do IFMG em Belo Horizonte, entre 2009 e 2013. Vamos conhecer mais sobre sua trajetória e as experiências que marcaram sua vida no campus.

 


 

Eu faço parte desta história: Elcy Loredo Bittencourt

1. Como foi seu primeiro dia na ETFOP? O que mais te marcou quando você entrou pela primeira vez no campus?

Elcy: Meu primeiro dia na ETFOP foi como terceirizada, na faxina! Lembro como se fosse hoje das pessoas comentando sobre o meu peso (pesava menos de 40 kg). Falavam que eu não ia dar conta porque eu era muito franzina e o serviço muito pesado.

2. Tem algum projeto/aula/momento/período que você considera o mais marcante da sua trajetória aqui?

Elcy: Foram muitos momentos marcantes! Um deles foi quando resolvi voltar a estudar, com incentivo da escola, refiz o ensino fundamental, fiz o ensino médio, graduação, especialização e recentemente concluí o mestrado.

3. Que tipo de atividade ou rotina no campus mais te dá satisfação? O que faz você sentir que está contribuindo diretamente?

Elcy: Os eventos sempre me deram muita satisfação! As cerimônias de formatura e de aniversário do campus são sempre muito gratificantes! É muito bom ver que todo esforço valeu a pena!

4. O que você acha que mudou mais ao longo dos anos na instituição, e como foi participar dessas transformações?

Elcy: A escola sempre foi muito tradicional! O campus era menor, todo mundo se conhecia e se tratava como uma grande família! Hoje em dia cresceu muito! Aumentaram as oportunidades, os cursos, os professores, porém as relações ficaram menos próximas! Enfim, faz parte do processo pelo qual passamos.

5. Quais desafios você acredita que a instituição enfrenta e ainda vai enfrentar nos próximos anos?

Elcy: A falta de recurso e deterioração da estrutura são nítidos. É muito triste ver tudo se acabando. A esperança é que esse cenário mude o mais rápido possível!

6. O que mais te motiva a continuar fazendo parte desta história no IFMG?

Elcy: Os amigos que fiz aqui, minha equipe e companheiros de trabalho, os alunos que chegam com os olhos brilhando... São muitos os motivos para permanecer aqui.

7. Quais são os valores ou lições que o IFMG te ensinou e que você leva para a vida?

Elcy: Aqui aprendi a ser mais justa, imparcial, íntegra e gentil! A escola me formou como profissional e me tornou muito mais humana.

8. Que conselhos você daria para os novos servidores que estão começando agora?

Elcy: Estamos passando por tempos difíceis, mas tenham fé, perseverem e não desistam! Vale a pena!

9. Se você pudesse voltar no tempo e dar um conselho para a Elcy quando começou na ETFOP, qual seria?

Elcy: Não desanime, vale a pena!