Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evento em comemoração ao Setembro Azul é realizado Campus Ouro Preto

Evento em comemoração ao Setembro Azul é realizado Campus Ouro Preto

publicado: 30/09/2024 10h07, última modificação: 02/10/2024 14h56

No dia 23 de setembro, o Campus Ouro Preto, por meio da Coordenadoria de Educação (CODAEDU), promoveu um evento em celebração ao “Setembro Azul”, no auditório Arthur Versiani Machado, como parte das atividades desenvolvidas em todo o país ao longo deste mês.

A programação incluiu a apresentação do coral de crianças da Escola Tomás Antônio Gonzaga, que interpretou a canção “Ninguém é igual a ninguém” em Libras, e a palestra “Minha Vida em Quadrinhos”, ministrada pelo cartunista surdo Lucas Ramon, de Belo Horizonte. As atividades integram o projeto de extensão “Curso básico de Língua Brasileira de Sinais - Libras e aspectos da cultura surda para familiares e colegas de estudantes de Ouro Preto”, promovido pela CODAEDU.

O mês de setembro é significativo para a comunidade surda brasileira, pois marca a fundação da primeira escola para surdos do país, o Instituto Nacional de Educação de Surdos, em 1857, no Rio de Janeiro. Também se comemora o Dia Internacional das Línguas de Sinais e o Dia do Tradutor e Intérprete de Libras. A fita azul, que simboliza este mês, remonta ao período nazista, quando surdos e pessoas com outras deficiências eram identificados como inferiores e destinados à execução. No final da década de 90, essa cor foi resgatada pelo movimento surdo por meio de uma fita azul, geralmente anexada próxima do coração, como símbolo de resistência e orgulho.

Lucas Ramon, conhecido como “Tikinho”, é surdo, cartunista e autor de livros infantis voltados à literatura surda. Formado em design gráfico, ele já realizou diversas palestras e lançou o livro "Três Patetas Surdos". Suas publicações recentes incluem títulos como "A Chuva é importante! Em LIBRAS" e "A Bruxinha surda está aprendendo magia com LIBRAS". Atualmente, trabalha como educador no MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal em Belo Horizonte.

O evento foi aberto ao público e acessível em Libras.