Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Fomento à extensão em pauta: Campus participa de reunião com FAPEMIG e instituições de ensino mineiras

publicado: 17/03/2022 10h53, última modificação: 17/03/2022 10h53

Na última quarta-feira (09), o diretor-geral do Campus Ouro Preto, Reginato Fernandes dos Santos, foi convidado para o encontro com o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), Paulo Sérgio Beirão.

Na ocasião, em que participaram representantes de instituições públicas de Ensino Superior do Estado e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), foram demandados subsídios para viabilizar a efetividade e o desenvolvimento dos projetos de extensão.

Por videoconferência, Paulo Beirão se comprometeu com as instituições e declarou que a Fundação já ensaia a volta de editais de fomento à extensão. No balanço de 2021, o órgão patrocinou, ao menos, 800 projetos de pesquisa pelo Estado. A expectativa para este ano é que o orçamento integral, fruto de 1% da arrecadação de Minas Gerais, seja aplicado em iniciativas de cunho científico.

Demarcando a importância assumida pelo Campus na abrangência de ações de extensão, o diretor Reginato sublinhou os resultados exitosos alcançados por elas, destacando, ainda, a relevância do estabelecimento de parcerias interinstitucionais para fomento de projetos.

O financiamento de trabalhos voltados ao enfrentamento da pandemia da COVID-19 e a seus impactos nos municípios da Bacia do Rio Doce, afetados pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG), é uma das muitas amostras que confirmam o sucesso nos vínculos pactuados entre o IFMG - Campus Ouro Preto e Universidades Federais.

Reginato defendeu, também, a manutenção e a ampliação do alcance de bolsas de pesquisa, com foco em estudantes matriculados no Ensino Médio.

Saldo do encontro

O grupo de representantes entendeu como necessária a reunião, com o propósito de gerar mobilização das instituições presentes na busca por oferecer oportunidades de fomento à extensão, com interface em pesquisa. Ao final, o IFMG - Campus Ouro Preto e as demais foram convocadas para a formatação dos próximos editais.