Notícias
Estudantes do campus são selecionados para participar de curso de verão da Fundação Getúlio Vargas
Foi realizado nos dias 22 a 26 de janeiro o Curso de Verão Seleção de Talentos, organizado pela Fundação Getúlio Vargas (GFV-CDMD), evento para alunos dos 3º ano do ensino médio em 2024, com objetivos de focar no desenvolvimento da matemática, ciências e disciplinas correlatas.
Entre 50 alunos selecionados de sete estados brasileiros, três são alunos do IFMG – Campus Ouro Preto, Ana Luíza Coelho Coutinho (Curso em Administração), Ana Júlia Ferreira Almeida da Silva (Curso de Metalurgia) e Nicolas Aniceto de Souza (Curso de Automação Industrial).
Segundo Ana Júlia, “estou aproveitando ao máximo do curso de verão, mas estou mais interessada no minicurso Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente: O Desafio da Sustentabilidade. Como bolsista de um projeto de pesquisa ambiental no campus, acredito que essa experiência me proporcionará uma nova perspectiva sobre a interseção entre desenvolvimento econômico e sustentabilidade. Além disso, como diretora das mulheres no Grêmio Estudantil, reconheço a importância de motivar mais meninas a se interessarem pela matemática, por isso, pretendo trazer esse viés e incentivar mais meninas na área,” relata.
"É muito emocionante ter sido selecionado para fazer o curso de verão da FGV. Eu já achava a Matemática algo legal, mas na pandemia comecei a estudar com mais afinco com alguns colegas de outros estados e aprofundei meus conhecimentos por meio dessa troca. A aula de "Computação para Todos" do Jorge Poco, abordando computação e ciências de dados, foi a que se alinhou perfeitamente com meu curso no IFMG," diz Nicolas Souza.
Para Ana Luíza, "não tenho palavras pra descrever o quão incrível está sendo participar do Curso de Verão ofertado pela FGV-CDMC, é um ambiente sensacional, bem estruturado e com aulas muito interessantes! Sempre fui apaixonada pela área da matemática e olimpíadas científicas, esse momento de trocas com os professores e alunos de mesmo interesses só expandiram mais meu horizonte para a área. Vale ressaltar ainda que as olimpíadas científicas sempre abriram muitas portas pra mim, em especial a OBMEP, onde o desempenho da mesma foi usado para convidar os alunos para o Curso de Verão."
O curso de verão ofereceu cinco dias de aulas das disciplinas como matemática, computação, ciências de dados, direito, economia, português e redação. A estrutura do corpo docente foi da seguinte forma, professores da Escola de Matemática Aplicada (EMAP), Direito Rio e Escola Brasileira de Economia e Finanças (EPGE) da Fundação Getúlio Vargas, além de docentes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).