Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Processo seletivo para Especialização em Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica: inscrições prorrogadas

por Tatiana Toledo publicado: 23/10/2023 10h18, última modificação: 09/11/2023 10h03

O IFMG - Campus Ouro Preto prorrogou, até 12 de novembro, as inscrições para o processo seletivo para a terceira turma da Especialização em Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica.

Este programa de especialização é gratuito e tem uma duração total de 24 meses, com aulas realizadas às quintas e sextas-feiras. O curso é presencial, com 20% da carga horária ministrada na modalidade de Educação a Distância (EAD).

A pós-graduação tem como público-alvo candidatos com formação em Letras, Pedagogia ou áreas afins. Contudo, a Comissão Avaliadora do Processo Seletivo terá a autonomia de avaliar candidatos de outras áreas de formação na graduação.

Para a turma de 2024, estão sendo oferecidas 20 vagas, das quais 14 são destinadas à ampla concorrência, e as demais contam com reserva de vagas para negros (pretos e pardos), indígenas, pessoas com deficiência e servidores efetivos do IFMG. O curso tem previsão de início das aulas em 4 de abril de 2024.

Contexto e diferencial

Segundo a coordenadora da especialização, Érica Aniceto, a abertura do curso se deu de forma a atender à demanda de professores de educação básica da região, que precisavam buscar em outras cidades ou em cursos a distância essa formação. “Oferecer um curso inteiramente gratuito em um instituto federal que preza pelo ensino de qualidade já é um diferencial da nossa pós”, ressalta.

Ela também destaca a qualificação do corpo docente, composto por professores do IFMG - Campus Ouro Preto, todos doutores nas áreas de Linguística ou Literatura, com vasta experiência tanto na pesquisa quanto na docência em diferentes níveis de ensino. “Nas aulas acontecem uma troca mútua, pois são professores falando com professores. Há discussões muito ricas, muitas trocas de experiências, enfim, são momentos agradáveis de aprendizado. Além disso, eles são comprometidos com a educação, com foco na tolerância à diversidade e no combate a qualquer forma de preconceito e violência”, ressalta.

Mercado de trabalho

Ainda de acordo com a docente, a maioria dos egressos das duas turmas anteriores continua atuando em sala de aula, enquanto alguns ingressaram em programas de mestrado e doutorado. “De acordo com os feedbacks que recebemos frequentemente, o curso contribuiu muito não apenas para reflexões e melhorias na prática, mas também para o retorno financeiro”, afirma.

Helena Santos, egressa da primeira turma da pós-graduação, escolheu o IFMG - Campus Ouro Preto quando decidiu retornar para a academia. Atualmente, ela está na direção da Creche Municipal da Vila Aparecida e é coordenadora pedagógica do Ceop. A proximidade com o campus e o componente curricular da especialização foram alguns dos motivos que a levaram a esta decisão. Durante os estudos, ela também integrou o colegiado do curso, o que a permitiu participar mais atividade das tomadas de decisões junto aos professores.

Para ela, a experiência com a especialização foi bastante válida. “Se eu novamente pudesse fazer parte, eu faria, porque é uma possibilidade que a instituição oferta tanto para pessoas de Ouro Preto, quanto para pessoas de fora, de ter um curso de pós-graduação e uma qualificação que abre portas”, afirma.

Já para Fernanda Kelly Mineiro Fernandes, doutoranda em Estudos Linguísticos pela UFMG, a especialização ofertada pelo Campus Ouro Preto proporcionou não somente um ambiente de reflexão crítica, mas possibilitou o aprofundamento teórico e prático. "Do mesmo modo, propiciou o aguçamento do senso de inovação em sala de aula e contribuiu para a articulação entre pesquisa e ensino e, consequentemente, para a melhoria da Educação Básica, sobretudo em nossa região. Ademais, colaborou expressivamente para a conclusão do meu mestrado [em Letras / Estudos da Linguagem, pela UFOP] o qual realizei em concomitância com a especialização. Uma vez que fui beneficiada com a realização e conclusão da pós, tanto no que diz respeito à pontuação no processo de seleção quanto no que se refere à escrita do projeto, ao engajamento e participação em atividades acadêmicas diversas, pude dar continuidade à pesquisa científica no âmbito do doutorado, o qual estou cursando atualmente na UFMG", relata.

Edital e inscrições

Para mais detalhes sobre o processo seletivo, acesse o Edital nº 57/2023.