Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG - Campus Ouro Preto celebra Mês do Estudante com programação especial sobre democracia

publicado: 30/08/2024 13h56, última modificação: 30/08/2024 14h33

O IFMG - Campus Ouro Preto realizou, entre os dias 7 e 29 de agosto, uma programação especial para o Mês do Estudante, com o tema "Ditadura Nunca Mais! Para os Problemas da Democracia, Mais Democracia!". O evento, que integrou as comemorações dos 80 anos do campus, promoveu uma série de atividades culturais e reflexivas, marcando os 60 anos do golpe militar de 1964 que instaurou uma ditadura de 21 anos no Brasil.

A programação contou com a exibição de filmes e documentários comentados, exposições, saraus, mesas-redondas e rodas de conversa, além de audições de músicas no restaurante escolar, destacando o papel de Ouro Preto como um espaço de resistência e luta. A proposta foi criar momentos culturais-acadêmicos diversificados, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e engajados, além de promover a discussão sobre o período ditatorial brasileiro e reforçar a democracia como caminho para a garantia de direitos individuais e coletivos.

Líria Lara Soares e Talita Valadares, organizadoras do evento, explicaram que o Mês do Estudante foi uma oportunidade para refletir criticamente sobre um período devastador da história brasileira: "Trouxemos à tona algumas questões de destaque: o que foi a ditadura? Qual o papel das instituições estudantis neste período? Quais instituições foram suprimidas, restauradas ou transformadas durante o período? Como conseguimos sair da ditadura? Por que democracia?", afirmam. "Encaramos esta atividade como uma oportunidade de refletirmos sobre um período devastador da história brasileira que nos leva a conhecer a realidade do país de forma crítica e reflexiva, para além de nossa responsabilidade enquanto cidadãos de agir localmente, pensando num bem-estar global", ressaltam.

O evento foi realizado durante o turno da manhã para os cursos técnicos integrados e à noite para os cursos técnicos subsequentes e de graduação. “O evento foi protagonizado por Técnicos Administrativos de diversos setores e contou com apoio dos docentes das áreas de História e Filosofia, para além daqueles que se envolveram levando seus estudantes para participar dos diferentes momentos”, contam as organizadoras.

Para elas, a participação dos estudantes foi um dos pontos altos. "Pudemos perceber a participação efetiva dos estudantes que compareceram às atividades e o interesse pelos assuntos, debatendo de forma crítica os pontos trazidos no decorrer das semanas", destacam.

Líria e Talita também agradecem a comunidade acadêmica pelo apoio na realização do evento: "A receptividade e as avaliações feitas pelos participantes a cada atividade mostram que apreciaram positivamente a proposta e que o objetivo foi atingido. Aproveitamos a oportunidade para agradecer a todos os servidores e ao grêmio estudantil que somaram esforços e contribuíram para a realização deste Mês do Estudante 2024. Ao completar 60 anos do Golpe Militar de 1964 que durou 21 anos, a reflexão oportunizada durante o mês com várias atividades é uma mostra de que o Campus Ouro Preto tem também um compromisso com a cidadania", concluem.