Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG - Campus Ouro Preto realiza a primeira defesa de TCC da especialização em Inteligência Artificial

publicado: 13/09/2024 17h44, última modificação: 13/09/2024 17h44

O IFMG - Campus Ouro Preto realizou nesta sexta-feira, 13 de setembro, a primeira defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da primeira turma de especialização em Inteligência Artificial, marcando um momento significativo para a instituição. O estudante Alexandre Fortes Santana apresentou o trabalho intitulado "Aplicação de Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs) na Automação Cognitiva: Uma Prova de Conceito em Atendimento ao Cliente".

A chefe da Seção de Pós-graduação do campus, Geralda Pena, ressaltou que a primeira defesa de TCC representa "a culminância de um curso de especialização que conta com um corpo docente muito qualificado, agregando conhecimentos de grande relevância aos alunos, que são oriundos de diferentes áreas profissionais." Segundo Pena, o curso surgiu do interesse da área de Automação Industrial do campus Ouro Preto, que articulou a participação de docentes de diversos campi do IFMG, além de professores colaboradores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), todos pesquisadores da área de Inteligência Artificial.

Ela destacou ainda o envolvimento da Seção de Pós-graduação na construção do projeto pedagógico do curso, oferecendo suporte legal e apoio na tramitação do projeto, no processo seletivo e no desenvolvimento diário das atividades do curso. "Ofertar este curso tem sido uma experiência gratificante pelo envolvimento dos alunos e pelas possibilidades de participação dos mesmos em projetos, inclusive ligados ao Polo de Inovação do IFMG", destacou.

A professora Sílvia Almeida, coordenadora da especialização, ressaltou o caráter inovador do curso, que foi pensado para oferecer uma experiência educacional diferenciada e flexível. Segundo ela, a proposta era “não ficar engessado e demonstrar que há espaço para fazer algo diferente do que se vê por aí”. Com essa visão, a grade curricular incluiu disciplinas como ética, sociedade algorítmica, interface linguística em português e saúde. Ainda segundo a docente, a especialização tem atraído profissionais de diferentes áreas, desde engenharia e computação até economia, matemática e administração, promovendo um ambiente rico em diversidade de conhecimentos e experiências.

De acordo com a coordenadora, o impacto do curso já pode ser percebido na trajetória profissional dos estudantes. “O próprio aluno que fez a primeira defesa de TCC já conseguiu aplicar os conhecimentos adquiridos no curso para promover mudanças significativas em processos e procedimentos na empresa onde trabalha”, afirmou. Ela também observou que a especialização trouxe uma nova perspectiva para os participantes, ao oferecer um currículo aberto a inovações e trazendo abordagens que fogem do roteiro acadêmico tradicional.

A previsão é que novas turmas sejam abertas em 2025, com planos de expansão para outros campi do IFMG e ajustes no formato do curso para melhor atender às demandas dos estudantes e do mercado.