Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG - Campus Ouro Preto recebe planetário itinerante na semana do 79º aniversário

por Pedro Paulo Rocha publicado: 26/05/2023 12h18, última modificação: 26/05/2023 12h18

Durante a programação de aniversário do IFMG - Campus Ouro Preto, realizada de 15 a 19 de maio, o Campus Ouro Preto recebeu o Planetário Móvel +IFMG. A estrutura vem percorrendo os campi do instituto desde março deste ano, promovendo a exibição de documentários e observações simuladas de movimentos celestes, planetas, luas e estrelas.

Uma das propostas desta ação é fazer com que os conhecimentos sobre os conceitos a respeito do nosso planeta e da astronomia sejam transmitidos de maneira mais lúdica e imersiva.

A instalação tem capacidade para receber 40 pessoas por sessão. Neste primeiro momento, a visitação contou com a presença da comunidade acadêmica e de algumas escolas da região. Em sua próxima passagem pelo campus, porém, ela será aberta ao público em geral, com oferta de oficinas, aulas e sessões comentadas.

Experiência

Estudantes do Campus Ouro preto e das escolas visitantes contam suas percepções sobre o que vivenciaram dentro do planetário:

“Estou na organização junto ao professor Daniel Bretas [professor responsável pelos projetos ligados à astronomia no campus]. Está sendo muito ‘daora’, porque é um jeito de trazer uma experiência diferente. Não estamos dependentes do clima ou tempo para mostrar os processos de observação das estrelas e os planetas. Dessa forma, estamos dando mais oportunidades de se fazer mais aulas de astronomia fora daquele contexto fechado da sala de aula, com uma imersão ainda maior, a partir de contatos visuais e auditivos.”

Davi (Licenciatura em Física - IFMG)

“Foi uma experiência muito legal, que deu pra conhecer um pouco mais sobre o espaço, a via láctea e tudo mais. Deu pra gente sentir como se estivéssemos viajando pelas estrelas.”

Camila (curso técnico em Edificações - IFMG)

“No começo foi meio estranho, porque a sensação é muito real, mas eu gostei muito da experiência.”

Vitória (curso técnico em Edificações - IFMG)

“Achei uma experiência muito legal e renovadora. É único e quem tiver a oportunidade deveria vir pra cá ver, é um negócio de outro mundo mesmo, conseguir ver de uma forma muito mais realista do que na internet.”

Aleksander Júnior Nunes, aluno do 3º ano da Escola Estadual de Ouro Preto (Polivalente)

“Eu nunca tinha vindo em um planetário, foi bem legal mesmo, achei que seria bem menos do foi e eu gostei bastante.”

Matheus, aluno do 3º ano da escola João Ramos Filho.