Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Impacto da pandemia nas condições sociais dos trabalhadores-estudantes é tema de livro resultante de pesquisa interinstitucional com participação do Campus Ouro Preto

publicado: 06/09/2023 11h03, última modificação: 06/09/2023 11h03

"Condições Sociais dos Trabalhadores-Estudantes: o acirramento das desigualdades a partir da pandemia de Covid-19" é o título da obra resultante de uma pesquisa interinstitucional realizada entre o IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei e o IFMG - Campus Ouro Preto no ano de 2020.

O livro conta com organização e coautoria da professora Rafaela Kelsen, da Coordenadoria de Língua Portuguesa (CODALIP) do Campus Ouro Preto. A condução dos estudos se deu pelos membros do Grupo de Pesquisa Estratégias Didático-Pedagógicas voltadas ao Estudante-Trabalhador (EDIPET), do IF Sudeste MG.

“Para a comunidade do Campus Ouro Preto, a obra mostra-se importante para a compreensão dos desdobramentos da crise sanitária em nossa realidade acadêmica local”, reforça a docente.

Desde 2015, o Grupo de Pesquisa EDIPET tem se dedicado a investigar como os estudantes que enfrentam essa dupla jornada conseguem superar esses desafios. Em 2018, o grupo publicou seu primeiro livro, intitulado "A tensa relação entre trabalho e estudo no Brasil: os desafios enfrentados pelos estudantes do ensino técnico e superior noturno", explorando os obstáculos enfrentados por esses estudantes.

No novo livro, a equipe aprofunda sua pesquisa, analisando os impactos da pandemia de Covid-19 nas condições de permanência dos trabalhadores-estudantes. A obra é dividida em cinco capítulos organizados em duas partes. A primeira baseia-se na sociologia da educação, especialmente nas ideias de Pierre Bourdieu, para analisar os aspectos socioculturais que influenciam a jornada dos trabalhadores-estudantes. A segunda parte se concentra em dados estatísticos, explorando categorias como cor, gênero e saúde mental para compreender de maneira mais abrangente as complexas relações entre trabalho e estudo nesse contexto.

Mais informações sobre o estudo e sobre o novo livro podem ser obtidas na página dedicada ao grupo de pesquisa e também no site da editora.

registrado em: