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Informações e orientações sobre os editais da Assistência Estudantil 2023
DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE EDITAIS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL 2023
1) Qual a diferença entre os editais 31/2022 e 20/2023?
O edital 31/2022 é um edital do ano passado que teve seu resultado prorrogado. Ou seja, os alunos que tiveram os auxílios socioeconômicos deferidos, quando participaram deste edital e realizaram renovação de matrícula, terão os auxílios renovados. Aqueles que renovaram matrícula até o dia 31/03/2023 já estão aptos à renovação e deverão encaminhar o termo de compromisso para o e-mail assuntosestudantil.ouropreto@ifmg.edu.br. Orientações no link abaixo: https://ouropreto.ifmg.edu.br/ouropreto/noticias/copy5_of_RESULTADO.pdf
Para aqueles que renovaram matrícula após o dia 31/03/2023, a renovações dos auxílios será divulgada a partir de 02/05/2023. Fiquem atentos ao site do IFMG – Ouro Preto.
O edital 20/2023 é de fluxo contínuo, portanto ficará aberto durante o ano letivo de 2023. Poderão participar os alunos matriculados nos cursos integrados, subsequentes e superiores. Os alunos veteranos que não tiveram o auxílio renovado no edital 31/2022 e os calouros, poderão se inscrever neste edital. Para isso, siga os procedimentos indicados no link que segue: https://ouropreto.ifmg.edu.br/ouropreto/apoio/assistencia-estudantil/editais/2023
2) Até quando posso fazer minha inscrição no edital 20/2023?
O edital é de fluxo contínuo, por isso não existe prazo para encerrar as inscrições. Porém, a orientação é não perder tempo. Faça sua inscrição o quanto antes.
3) Como participar do edital 20/2023?
1º) Ler o Edital 20/2023 - disponível em: https://ouropreto.ifmg.edu.br/ouropreto/apoio/assistencia-estudantil/editais/2023
2º) enviar um e-mail para o setor de assuntos estudantis (assuntosestudantis.ouropreto@ifmg.edu.br), solicitando sua habilitação no Sistema de Seleção da Assistência Estudantil (SSAE).
No e-mail deverá conter as seguintes informações:
> No Assunto do e-mail informar: Edital 20/2023
> No conteúdo do e-mail informar: nome completo e CPF do estudante
3º) aguardar resposta do e-mail autorizando a inscrição no Edital 20/2023;
4º) Acessar o SSAE para preencher os formulários necessários, anexar os documentos exigidos e, posteriormente, realizar a inscrição no Edital 20/2023. Os procedimentos devem ser realizados conforme a sequência informada.
5º) Acompanhar o processo no SSAE até a divulgação do resultado final.
MUITA ATENÇÃO AOS PRAZOS ESTABELECIDOS NO EDITAL, PARA CORREÇÃO/COMPLEMENTAÇÃO DE DOCUMENTOS/INFORMAÇÕES E APRESENTAÇÃO DE RECURSO.
4) Onde realizo a inscrição para participar do edital 20/2023?
No Sistema de Seleção de Assistência Estudantil: https://ssae.ifmg.edu.br/
Para saber como usar este sistema, consulte o MANUAL DO ALUNO no link: https://ssae.ifmg.edu.br/v1/manual/secoes/primeiroAcesso.html
5) Quais os documentos são necessários?
No Anexo I do Edital 20/2023, você encontra os documentos exigidos. Verifique em qual situação cada um do seu grupo familiar se enquadra e organize a documentação para posteriormente inseri-la no SSAE.
6) Posso entregar os documentos impressos no setor de assuntos estudantis?
Não. Todo o processo de inscrição deve ser realizado através do https://ssae.ifmg.edu.br/, conforme estabelecido no edital 20/2023.
7) Já possuo cadastro no SSAE por ter participado em editais nos anos anteriores, mesmo assim preciso inserir os documentos e atualizar minhas informações no SSAE?
Sim. Tanto o formulário existente no sistema, como a documentação devem ser atualizadas. Pois trata-se de um novo edital e uma nova análise socioeconômica.
8) No ato da inscrição posso solicitar mais de um auxílio?
Sim. É possível se inscrever para os auxílios que você tiver interesse. Porém, a concessão do auxílio está condicionada a análise socioeconômica realizada.
9) Se faltar algum documento no meu cadastro no SSAE, tenho chance de complementar?
SIM. Após a análise, caso os documentos estejam incompletos e/ou incorretos, o aluno receberá uma notificação no SSAE com as orientações para complementação e/ou correção. O prazo para atender o que está na notificação é de 48h. Por isso, a orientação é que o aluno acesse o SSAE diariamente até a publicação do resultado final.
10) A conta bancária para receber o auxílio permanência deve ser em nome do aluno?
SIM. Não são efetuados depósitos em conta de responsáveis. É necessário que o aluno abra uma conta bancária em seu nome. De acordo com as orientações da Reitoria do IFMG, para o pagamento dos auxílios os alunos devem informar conta corrente, que pode ser aberta em qualquer agência bancária. Atenção aos bancos digitais, pois em apenas alguns é possível realizar o depósito. Consulte o setor de assuntos estudantis para mais informações. Conta poupança, apenas na Caixa Econômica Federal e que a operação seja 013.
11) O que é a Bolsa permanência?
“A Bolsa Permanência é um auxílio financeiro que visa contribuir para a permanência e êxito do estudante, bem como diminuir os índices de evasão”. Trata-se de um valor depositado na conta bancária do aluno. O valor é definido com base no estabelecido no edital, na análise socioeconômica e de acordo com a disponibilidade financeira do campus.
12) Quando sai o resultado do meu pedido do auxílio?
O resultado é individual. Por isso, você deve acessar o SSAE diariamente para obter esta informação.
13) Quando os auxílios permanência serão pagos?
Não há uma data prevista para o depósito do auxílio permanência. Esse acontece no mês vigente.
14) Estou com dificuldades de realizar minha inscrição, qual setor procuro?
O setor de assuntos estudantis através do e-mail assuntosestudantis.ouropreto@ifmg.edu.br
telefone/whatsapp (031) 3559-2210 e (031) 99748-2940 ou presencialmente, sala localizada no pavilhão central.