Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Intérprete de Libras do Campus Ouro Preto homenageia professora Clarissa Fernandes em concurso musical
conteúdo

Notícias

Intérprete de Libras do Campus Ouro Preto homenageia professora Clarissa Fernandes em concurso musical

por Tatiana Toledo publicado: 04/10/2023 09h27, última modificação: 04/10/2023 09h34

Uma competição que se revelou uma oportunidade de celebração da amizade e da vida, para além de colocar em evidência a diversidade e a inclusão. Luana Dias, intérprete de Libras do Campus Ouro Preto, foi um dos destaques do Concurso Intérprete de Libras Musical, realizado entre os meses de julho a setembro, e que contou com competidores de todo o Brasil.

O concurso apresentou uma fase online na qual os participantes postaram vídeos interpretando músicas escolhidas a partir de uma playlist predefinida. A partir de uma votação popular, 12 intérpretes foram selecionados para a fase presencial que, coincidentemente, ocorreu no primeiro aniversário da partida da professora de Libras da instituição, Clarissa Fernandes, no dia 2 de setembro. A docente faleceu em decorrência de um acidente de trânsito em 2022.

Representando a cidade de Conselheiro Lafaiete, Luana avançou no concurso organizado pelo também intérprete de Libras Uziel Ferreira, chegando até a semifinal e garantindo seu lugar entre os seis melhores.  

Luana Dias interpreta "Andanças" em homenagem a Clarissa Fernandes. Crédito: Henrique Miranda

Luana Dias interpreta "Andanças" em homenagem a Clarissa Fernandes. Crédito: Henrique Miranda

 Preparação e escolhas

Luana conta que, antes de se apresentar, investiu tempo na preparação, mergulhando na história das músicas. Ela destaca, ainda, a importância de transmitir emoção e significado pessoal por meio de sua interpretação. Também fazem parte desse processo a escolha do figurino ideal e a gravação em vídeo de sua interpretação, para que possa assistir a si mesma e fazer os ajustes necessários.

As músicas escolhidas pela intérprete de Libras para sua participação no concurso foram carregadas de significado e emoção. Na fase online, ela interpretou "Aquarela" de Toquinho. Na fase presencial, escolheu "Andanças" de Beth Carvalho e "Domingo" do grupo Só pra Contrariar. 

Luana compartilhou o que a levou a "Aquarela": "Eu não escolhi 'Aquarela' pensando em homenagear a Clarissa, até que em um momento caiu a ficha. Chorei. É uma música muito bonita, mas é muito triste, porque ela fala sobre o decorrer da vida e diz que, em certo momento, tudo descoloriu. Em que momento tudo descolore? Quando você perde alguém. Então pensei: 'eu tenho que passar essa mensagem'."

Ela também explicou as complexidades da interpretação e da própria homenagem, que só foi revelada após o término das apresentações do concurso. “Em um determinado momento a música fala que nós estamos passando por essa aquarela da vida e que em um momento ela vai descolorir.  Eu não sinalizei o ‘nós’ referente a mais pessoas, eu fiz o sinal para ‘nós’ referente a apenas duas pessoas, a nós duas. Foi sem querer, pois eu estava cantando para Clarissa”, conta. No entanto, ela não teve tempo de refazer o vídeo e enviou-o assim, com sua emoção genuína.

Aliás, emoção foi o que não faltou ao longo de toda sua preparação para a performance e, em especial, para a gravação do vídeo da primeira etapa. “Foi um processo bem difícil. Eu começava a gravar e começava a chorar, tinha que desligar. A música começa leve, eu não posso estar abalada no início da música. O mundo está colorido no início. Eu tenho que segurar a emoção”, pensava. Para “Aquarela”, ela também pensou na construção imagética que acompanharia a canção. Para isso, fez a edição de imagens e sonora da música original, de forma que a mensagem que desejava transmitir não ultrapassasse os dois minutos exigidos pelo concurso, já que a canção original ultrapassa este tempo.

 Com “Andanças", Luana teve em mente o marido de Clarissa, Diego. “A música fala do andarilho do amor. É uma pessoa que caminha só, mas ao mesmo tempo, leva consigo seu amor. Eu pensava muito nele, pois a partida dela dói muito em mim, mas como deve doer para ele, que é um outro nível de amor e de convivência?”. A última música, “Domingo”, foi ainda mais direcionada para ele. “A canção fala ‘quero te encontrar e desabafar todo o meu sofrer’. Então tem um sofer, mas tem já uma outra pessoa. O meu desejo é que ele encontre essa outra pessoa, que ele dê continuidade à vida dele, pois tenho certeza de que esse era o desejo dela”.

Para além da competição

Luana enfatiza que sua participação no concurso não visava apenas a receber um prêmio em dinheiro, mas principalmente transmitir uma mensagem de valorização da vida e da importância de se aproveitar cada momento: "O meu desejo é que todas as pessoas que amam a Clarissa consigam seguir a vida. Não cheguei à final, mas meu prêmio foi maior, porque eu cumpri com meu propósito. Entreguei tudo para o que me preparei, que era entregar essa mensagem”.

Confira a participação de Luana Dias no concurso na etapa online e sua homenagem à professora Clarissa Fernandes.