Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Intérprete de Libras do Campus Ouro Preto homenageia professora Clarissa Fernandes em concurso musical

por Tatiana Toledo publicado: 04/10/2023 09h27, última modificação: 04/10/2023 09h34

Uma competição que se revelou uma oportunidade de celebração da amizade e da vida, para além de colocar em evidência a diversidade e a inclusão. Luana Dias, intérprete de Libras do Campus Ouro Preto, foi um dos destaques do Concurso Intérprete de Libras Musical, realizado entre os meses de julho a setembro, e que contou com competidores de todo o Brasil.

O concurso apresentou uma fase online na qual os participantes postaram vídeos interpretando músicas escolhidas a partir de uma playlist predefinida. A partir de uma votação popular, 12 intérpretes foram selecionados para a fase presencial que, coincidentemente, ocorreu no primeiro aniversário da partida da professora de Libras da instituição, Clarissa Fernandes, no dia 2 de setembro. A docente faleceu em decorrência de um acidente de trânsito em 2022.

Representando a cidade de Conselheiro Lafaiete, Luana avançou no concurso organizado pelo também intérprete de Libras Uziel Ferreira, chegando até a semifinal e garantindo seu lugar entre os seis melhores.

Luana Dias interpreta "Andanças" em homenagem a Clarissa Fernandes. Crédito: Henrique Miranda

Preparação e escolhas

Luana conta que, antes de se apresentar, investiu tempo na preparação, mergulhando na história das músicas. Ela destaca, ainda, a importância de transmitir emoção e significado pessoal por meio de sua interpretação. Também fazem parte desse processo a escolha do figurino ideal e a gravação em vídeo de sua interpretação, para que possa assistir a si mesma e fazer os ajustes necessários.

As músicas escolhidas pela intérprete de Libras para sua participação no concurso foram carregadas de significado e emoção. Na fase online, ela interpretou "Aquarela" de Toquinho. Na fase presencial, escolheu "Andanças" de Beth Carvalho e "Domingo" do grupo Só pra Contrariar.

Luana compartilhou o que a levou a "Aquarela": "Eu não escolhi 'Aquarela' pensando em homenagear a Clarissa, até que em um momento caiu a ficha. Chorei. É uma música muito bonita, mas é muito triste, porque ela fala sobre o decorrer da vida e diz que, em certo momento, tudo descoloriu. Em que momento tudo descolore? Quando você perde alguém. Então pensei: 'eu tenho que passar essa mensagem'."

Ela também explicou as complexidades da interpretação e da própria homenagem, que só foi revelada após o término das apresentações do concurso. “Em um determinado momento a música fala que nós estamos passando por essa aquarela da vida e que em um momento ela vai descolorir.  Eu não sinalizei o ‘nós’ referente a mais pessoas, eu fiz o sinal para ‘nós’ referente a apenas duas pessoas, a nós duas. Foi sem querer, pois eu estava cantando para Clarissa”, conta. No entanto, ela não teve tempo de refazer o vídeo e enviou-o assim, com sua emoção genuína.

Aliás, emoção foi o que não faltou ao longo de toda sua preparação para a performance e, em especial, para a gravação do vídeo da primeira etapa. “Foi um processo bem difícil. Eu começava a gravar e começava a chorar, tinha que desligar. A música começa leve, eu não posso estar abalada no início da música. O mundo está colorido no início. Eu tenho que segurar a emoção”, pensava. Para “Aquarela”, ela também pensou na construção imagética que acompanharia a canção. Para isso, fez a edição de imagens e sonora da música original, de forma que a mensagem que desejava transmitir não ultrapassasse os dois minutos exigidos pelo concurso, já que a canção original ultrapassa este tempo.

Com “Andanças", Luana teve em mente o marido de Clarissa, Diego. “A música fala do andarilho do amor. É uma pessoa que caminha só, mas ao mesmo tempo, leva consigo seu amor. Eu pensava muito nele, pois a partida dela dói muito em mim, mas como deve doer para ele, que é um outro nível de amor e de convivência?”. A última música, “Domingo”, foi ainda mais direcionada para ele. “A canção fala ‘quero te encontrar e desabafar todo o meu sofrer’. Então tem um sofer, mas tem já uma outra pessoa. O meu desejo é que ele encontre essa outra pessoa, que ele dê continuidade à vida dele, pois tenho certeza de que esse era o desejo dela”.

Para além da competição

Luana enfatiza que sua participação no concurso não visava apenas a receber um prêmio em dinheiro, mas principalmente transmitir uma mensagem de valorização da vida e da importância de se aproveitar cada momento: "O meu desejo é que todas as pessoas que amam a Clarissa consigam seguir a vida. Não cheguei à final, mas meu prêmio foi maior, porque eu cumpri com meu propósito. Entreguei tudo para o que me preparei, que era entregar essa mensagem”.

Confira a participação de Luana Dias no concurso na etapa online e sua homenagem à professora Clarissa Fernandes.