Notícias
Nota de Falecimento I Servidora aposentada Simone Fernandes de Melo
Comunicamos, com profundo pesar, o falecimento da servidora aposentada Simone Fernandes de Melo, ocorrido no dia 02 de outubro.
Simone ingressou na instituição em 04/01/2008, permanecendo até 19/01/2010 no cargo de Assistente em Administração. Em 20/01/2010, ingressou novamente no IFMG, desta vez com o cargo de Administradora, aposentando-se em 05/11/2019. Sua trajetória foi marcada por dedicação e contribuição significativa para o Campus Ouro Preto.
A comunidade do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto presta os mais sinceros sentimentos de solidariedade à comunidade acadêmica, aos amigos e à família enlutada.
Fazendo um resgate de um projeto da Direção, por meio do Setor de Comunicação, identificamos que a colega Simone, em março de 2020, participou de uma entrevista para o informativo especial "Você faz parte desta História", projeto que foi interrompido pela pandemia (e pela consequente necessidade de focar em outras demandas institucionais), mas que será retomado junto ao Informativo "Notícias do Campus". O objetivo deste informativo era homenagear e reconhecer a valiosa contribuição de nossos colegas recém-aposentados à época.
Na ocasião, ela compartilhou memórias de sua escolha pela instituição, suas maiores conquistas e desafios, além de seus planos para a aposentadoria. Simone destacou que sua trajetória no IFMG foi marcada por momentos especiais, como os eventos promovidos pelo Sinasefe e as amizades profundas que cultivou no Campus Ouro Preto.
Assim, neste momento em que nossa colega se despede dos planos materiais, compartilhamos a mensagem que ela escolheu nos deixar. Confira:
Entrevista com Simone Melo para o informativo especial "Você faz parte desta História", concedida em 10/03/2020
- O que a levou a escolher o IFMG para trabalhar? Havia trabalhado no CREA - MG entre os anos de 2006 e 2007, lá atendi vários ex-alunos dos antigos CEFET's, foi quando conheci a instituição. O CREA tinha regime celetista e eu queria trabalhar em uma instituição de regime estatutário, além disso, tinha um sonho antigo de morar na cidade de Ouro Preto, então optei pelo CEFET Campus Ouro Preto.
- Quais momentos a marcaram de forma mais significativa durante sua trajetória no Campus? Os cafés e almoços promovidos na GEPLAN, pelos colegas de trabalho. As assembleias, manifestações e eventos promovidas pelo Sinasefe, e a oportunidade que me foi dada em 2019 pelo Campus de Congonhas e de Ouro Preto de ter uma conversa com servidorxs e alunxs desses Campi durante a campanha do outubro Rosa.
- Quais foram as maiores conquistas proporcionadas pelo tempo em que se dedicou à Instituição, seja na esfera pessoal ou profissional? A independência financeira; o mestrado, que foi custeado pelo IFMG; as amizades que vou levar para o resto da vida! Posso dizer que fiz uma segunda família no IFMG Campus Ouro Preto. Amo todos da GEPLAN, foi muito gostoso trabalhar com eles! Gabriel, Maria, Martha cuidaram muito de mim, me ajudaram em todas as esferas, puxaram bastante minha orelha também kkkkkkk. Foram meus pais, irmãos e irmãs na cidade de Ouro Preto. Serei eternamente grata! Fiz amizades verdadeiras que levarei para sempre: Laura, Carla, Daniel, Elke... acho melhor nem listar porque com certeza me esquecerei de alguém.
- E quais foram, em sua opinião, os maiores desafios enfrentados? Foram muitos. Por exemplo, morar sozinha durante 11 anos em Ouro Preto, que tem um custo de vida alto. Ter vindo de outra cidade, sem ter tido ligação com a UFOP e com os moradores de Ouro Preto, o que me custou um tempo para me ambientar à cidade. Dentre outros.
- Como pretende aproveitar o tempo livre? Há algum projeto em vista ou hobby ao qual pretende se dedicar? Há sim e já está sendo posto em prática. Sou apaixonada por artes. Fiz teatro e dança durante muitos anos, estudei na Escola Livre de Cinema de Belo Horizonte, na Metrópole, escola de fotografia, e no Galpão Cine Horto, escola de teatro que pertence ao Grupo Galpão. A minha maior paixão é pela música. Comecei a tocar piano bem novinha, aos cinco anos de idade, mas acabei me afastando, correndo atrás de outras prioridades ao longo da vida. Há alguns anos voltei a estudar, mas novamente tive que interromper os estudos por conta dos tratamentos de saúde que precisei fazer. A primeira certeza que tive, mesmo antes de me aposentar, foi de que retornaria definitivamente para a música, e de forma mais aprofundada. Me matriculei em dezembro no Conservatório Estadual de Música Professor Theodolindo José Soares, na cidade de Visconde de Rio Branco, onde hoje estudo piano e canto. Estou muito feliz e realizada, em pleno contato com minha essência e me sentindo inteiramente viva e renovada! Também aproveito meu tempo livre passeando muito, viajando, indo a shows e a concertos.
- Gostaria de deixar uma mensagem? Sim, quero mandar um grande abraço e deixar uma mensagem de agradecimento a todos os colegas e alunos do IFMG, e dizer que aprendi que a vida é um caderno de folhas em branco, onde podemos desenhar o futuro de acordo com nossos pensamentos e atitudes do presente. Às vezes deixamos esse caderno ao vento, porém nunca é tarde para reabri-lo e começarmos a desenhar o futuro que queremos para nós, pois é verdade: "os sonhos não envelhecem!"