Notícias
Oficina de Restauro Público alia formação acadêmica e prática profissional na preservação do patrimônio
Criado em 2014, o projeto Oficina de Restauro Público, uma parceria entre o IFMG - Campus Ouro Preto e a Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), tem como objetivo unir formação acadêmica e prática profissional na área de conservação e restauro de imóveis, com foco nas técnicas construtivas tradicionais. “A iniciativa capacita estudantes e trabalhadores, promovendo educação patrimonial e fortalecendo os laços da comunidade com seu patrimônio histórico”, explica a professora do curso de tecnologia em Conservação e Restauro, Bárbara Helena Almeida Carmo.
As atividades desenvolvidas na Oficina incluem identificação e caracterização de edificações históricas de Ouro Preto e região (de famílias que estejam em condições de vulnerabilidade, ou bens públicos), contextualização do entorno e sociocultural, levantamento arquitetônico, diagnóstico do estado de conservação e proposta de intervenção. As intervenções abrangem tratamento de alvenarias, forros, pisos e elementos construtivos em madeira, pedra e argamassa.
Os alunos participam ativamente do processo, desde o diagnóstico inicial até a elaboração das propostas de intervenção. Em casos onde há financiamento para a execução da obra, também atuam na prática sob supervisão técnica especializada. “Essas vivências proporcionam uma formação técnica e prática completa, essencial para a atuação profissional na área de conservação e restauro”, destaca a professora.
A Oficina de Restauro Público conta com parcerias com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Prefeitura Municipal de Ouro Preto, o Instituto de Arte Contemporânea (IA) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG). De acordo com Bárbara Carmo, essas colaborações são fundamentais para viabilizar a seleção dos imóveis e garantir suporte técnico e logístico. Em 2022, um dos projetos de destaque da Oficina foi a elaboração de dossiês de conservação e restauro de edificações atendidas pelo projeto Bomserá.
O projeto prevê a ampliação de suas atividades por meio de uma parceria com o CAU/MG, envolvendo estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Também estão previstas novas oficinas de capacitação abertas à comunidade e a incorporação de tecnologias como câmera termográfica, drones e modelagem digital, visando aprimorar a qualidade do ensino e das intervenções realizadas.