Notícias
Oficinas oferecidas pela Licenciatura em Geografia fortalecem laços com a comunidade
Neste ano, o curso de Licenciatura em Geografia do Campus Ouro Preto deu início às suas atividades de curricularização da extensão, conforme as diretrizes da Meta 12.7 do Plano Nacional de Educação. Essas oficinas, que aliam teoria e prática, têm sido ofertadas com o objetivo de contribuir tanto para a formação integral dos estudantes quanto para estreitar laços com a comunidade.
Segundo o coordenador do curso, Igor Raphael Torres Santos, as atividades abrangem temas variados, que incluem conhecimentos em geologia, geomorfologia, usos sustentáveis do solo e demais recursos naturais, reflexões sobre as atividades econômicas desenvolvidas na região, imaginação geográfica, dentre outros.
As oficinas têm sido realizadas no pavilhão Geraldo Nunes, nos Laboratórios de Geografia Física, de Ensino de Geomorfologia e de Cartografia, no espaço do CAEFGEO e em algumas salas de aula. Nesse primeiro momento, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública de Mariana participaram das atividades. Mas a proposta, segundo o coordenador, é receber todas as escolas de 9º ano, inclusive as de Ouro Preto, cujas tratativas estão em andamento. Assim, a ação se configura, também, como uma oportunidade para apresentar o campus aos estudantes que são potenciais alunos dos cursos integrados.
Formação integral e diálogo com a comunidade
O professor também destaca como as oficinas têm contribuído para a formação dos estudantes de Geografia. "Mesmo que a curricularização da extensão seja uma novidade para todos nós, ela é uma iniciativa muito interessante, na medida em que impulsiona as universidades e institutos federais a contribuir ainda mais com a comunidade de seu entorno, através de projetos e programas de extensão permanentes. Nesse sentido, para os nossos estudantes, essa é uma oportunidade interessante, na medida em que eles podem exercer a prática docente em seu processo de formação enquanto professor de Geografia", explica.
Ele pontua, ainda, a importância do programa de extensão "Siga a Geografia", permitindo que os estudantes, desde o terceiro período, já tenham a oportunidade de aliar a teoria com a prática. “Muito do que é feito nas oficinas também é fruto de atividades desenvolvidas no âmbito de projetos de Pesquisa e de Ensino desenvolvidos pelos docentes da Codageo, o que permite a muitos desses estudantes uma formação integral, porque os proporciona transitar na tríade ensino-pesquisa-extensão em todo o seu percurso formativo na instituição", ressalta o professor.
As oficinas também têm desempenhado um papel crucial no fortalecimento do diálogo entre o IFMG e a comunidade local. Para Igor Torres, esse contato direto com escolas da região permite uma troca valiosa de experiências. “As atividades de extensão necessariamente precisam atingir a comunidade externa ao campus, seja desenvolvendo projetos nela, seja trazendo a comunidade ao campus para que as ações ocorram. E isso é muito importante porque aproxima ainda mais a comunidade externa da instituição. Além disso, nós conseguimos estabelecer uma aproximação pedagógica e metodológica com nossos colegas professores da rede pública de ensino, proporcionando a seus estudantes outras formas e momentos de aprendizagem”, afirma.
Curricularização da extensão
O diretor de Extensão, Esporte e Cultura do campus, Diego Alves de Oliveira, enfatiza a relevância dessas ações. "A curricularização da extensão, regulamentada pela Meta 12.7 do Plano Nacional de Educação, exige que os cursos superiores destinem 10% de sua carga horária para atividades de extensão, que devem promover a interação entre o ensino acadêmico e as demandas sociais, conectando a instituição com a realidade da comunidade”, explica.
Ele explica que as atividades podem ser propostas por qualquer curso superior, sendo submetidas ao Edital de Fluxo Contínuo 149/2024. Neste primeiro semestre letivo de 2024, os cursos de Licenciatura em Geografia e em Física ministraram atividades.
O diretor também ressalta a importância da parceria firmada com a Secretaria de Educação de Mariana, que viabilizou a participação dos estudantes da rede pública: “Em diálogo com a secretária Municipal de Educação, Cláudia Guimarães, e com a coordenadora dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Marúcia Breguez, o projeto foi proposto e aceito, de forma inédita, gerando diálogo e ações concretas entre o Campus Ouro Preto e a Prefeitura de Mariana”.
Catálogo de oficinas da Licenciatura em Geografia
Conheça as atividades oferecidas no primeiro semestre letivo de 2024 pela licenciatura em Geografia:
- Oficina de Fabricação de tintas sustentáveis de solos – ensina a fabricar tintas de cores variadas a partir do uso de amostras de solo como matéria-prima básica;
- Oficina sobre a Litosfera e o Ciclo das Rochas – proporciona aos estudantes conhecer alguns fundamentos da geologia por meio da análise de amostras de diferentes tipos de rochas;
- Oficina Formas do relevo brasileiro com o uso da Sandbox – usa realidade aumentada para simular e ensinar formas de relevo e alguns processos geomorfológicos;
- Oficina “Caminho Geográfico” – jogo de tabuleiro desenvolvido pelos estudantes do curso que trabalha conceitos de geografia de forma lúdica, a partir de perguntas e respostas;
- Oficina “Meio técnico-científico-informacional” – apresenta alguns exemplos e impactos de atividades econômicas desenvolvidas na região.