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Palitos de picolé, física e muita criatividade: desafio das pontes movimenta alunos dos cursos técnicos integrados

por Tatiana Toledo publicado: 24/03/2023 09h26, última modificação: 24/03/2023 11h39

O que você faria com 200 palitos de picolé e cola de madeira? Para algumas turmas de 1º ano dos cursos técnicos integrados em Edificações, Automação e Metalurgia, o desafio foi aplicar conhecimentos de física para construir pontes resistentes, sem deixar de lado o aspecto estético das construções.

A proposta partiu dos professores de física Elisângela Silva Pinto e Aloísio Miguel Garcia. Separados em equipes de até dez alunos, os estudantes precisavam se atentar para as regras da disputa, como só utilizar o material entregue pelos docentes (palitos e cola), respeitar o comprimento e altura máximos, bem como o limite de palitos estabelecido para as emendas.

“O objetivo do desafio era incentivar estudantes do 1º ano para a análise de forças envolvidas em um sistema e as condições de equilíbrio de um corpo extenso, conteúdos estudados no 1º ano de Física”, esclarece Elisângela.  

Segundo a docente, a atividade também intencionou estimular a criatividade e a busca de novas informações sobre o comportamento dos materiais sob a ação de carregamentos.  “Cada ponte recebeu uma nota levando em consideração o peso máximo que suportou, o peso da ponte e a estética”, explica a professora.  

Além dos dois docentes responsáveis pela atividade, uma comissão foi criada para avaliar os trabalhos, que contou com a participação de outros professores, do técnico de laboratório de Física e do estagiário da área. Assim, embora várias pontes tenham suportado o peso máximo aplicado pelos avaliadores, uma equipe foi consagrada campeã do desafio: a turma 2 do 1º ano de Edificações, da qual participou os estudantes Ana Clara, Arthur, Bethânia, Dênis,  Luany, João Manuel, Maria Clara, Mateus Tavares, Paulo e Pedro. 

Para a professora, a experiência foi bastante positiva, com destaque para o envolvimento dos estudantes na construção das pontes e no momento das avaliações. 

A aluna Bethânia Carvalho, que integra a equipe vencedora, diz ter gostado bastante do desafio: "Foi uma experiência bem legal. Tivemos que trabalhar em equipe e foi difícil, pois tínhamos que pensar sobre a distribuição de peso pra montar a ponte usando apenas os materiais que a professora disponibilizou. Foi desafiador, mas divertido".

Pedro Lucas Silvestre, da mesma equipe, também gostou da novidade. "Nunca tinha feito algo parecido, e foi algo novo pra mim. Foi trabalhoso e desafiador querer fazer uma ponte vencedora, ainda com o fato de juntar outras turmas de outros cursos, aumentou o desejo de vitória e competitividade. Fora o trabalho, foi uma experiência muito divertida e compensadora, e espero haver outras atividades parecidas como essa".