Notícias
Período de inscrição no Enem 2025 está aberto até 6 de junho
Foi aberto nesta segunda-feira, 26 de maio, o período de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Os interessados em participar do exame têm até o dia 6 de junho para se inscrever. Conforme o edital publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as provas objetivas e de redação serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro.
O acesso ao sistema de inscrição é feito pela Página do Participante <enem.inep.gov.br/participante>. Na edição 2025, a taxa de participação é R$ 85,00 e deve ser quitada por aqueles que não solicitaram ou não obtiveram a isenção do valor. Depois de informar os dados na inscrição, o participante tem que gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) para efetuar o pagamento, que pode ser feito via pix, cartão de crédito, débito em conta ou poupança (a depender do banco).
O Inep ressalta que os candidatos precisam informar o CPF e a data de nascimento (iguais aos cadastrados na Receita Federal) no ato da inscrição. Quem optar pelo uso do nome social e o tiver cadastrado na base da Receita não precisará enviar nenhum tipo de documentação complementar.
Inscrição pré-preenchida
Os estudantes de escolas públicas matriculados no 3º ano do Ensino Médio estarão com a inscrição pré-preenchida no sistema. Nesse caso, é necessário acessar a Página do Participante para confirmar as informações e selecionar a opção de língua estrangeira que deseja fazer na prova (Inglês ou Espanhol). Os demais candidatos vão precisar preencher toda a solicitação de inscrição.
Certificação do Ensino Médio
Em 2025, o Enem volta a valer como certificado de conclusão do Ensino Médio para maiores de 18 anos, dependendo da nota do candidato. A prova havia deixado de ter essa função em 2017, mas agora tanto o Enem quanto o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) podem ser utilizados com esse fim.
Como se inscrever
Para realizar a inscrição e os demais procedimentos, os interessados devem utilizar o login único da plataforma Gov.br. No caso de não lembrar a senha cadastrada, é possível recuperá-la. Basta entrar na página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, selecione a opção “Esqueci minha senha”. Feito isso, aparecerão diversas formas de recuperar a conta.
Ingresso no IFMG
Uma vez realizado o Enem, o participante terá duas possibilidades de ingressar em um curso superior do IFMG: pela inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Governo Federal, ou pelo processo seletivo próprio da instituição. Nas duas formas, o critério de classificação considera a nota obtida nas provas. No caso do Processo Seletivo, o IFMG também aceita os resultados obtidos em uma das dez últimas edições do Enem, caso o inscrito não tenha feito a edição 2025 ou tenha obtido uma nota melhor em edições anteriores.
Para o ano letivo de 2026, a previsão é a de que o IFMG ofereça cerca de 2 mil vagas em seus cursos de graduação. A participação no Enem é essencial no acesso a essas oportunidades de formação profissional gratuita e de qualidade.
Sobre o Enem
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o exame tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Página do participante - inscreva-se aqui no Enem 2025
Confira abaixo o cronograma da edição 2025:

Histórias de superação e conquistas de estudantes do IFMG - Campus Ouro Preto
A última edição do ENEM foi marcado por histórias inspiradoras de estudantes do Campus Ouro Preto, que agora celebram conquistas importantes.
Fernanda Carolina dos Santos, aluna do curso técnico em Automação Industrial, conquistou uma vaga em Engenharia Civil na UFOP. Com uma rotina intensa entre as aulas no IFMG e um curso de inglês à noite, ela destaca a importância de sua preparação, especialmente para a redação, prova em que garantiu 980 pontos. Para ela, o esforço valeu a pena: "Sou muito orgulhosa de mim mesma por essa conquista, pois mesmo sem ter muito tempo para estudar, eu consegui. O ano de 2024 foi turbulento e com muitas dificuldades, mas graças a Deus eu consegui entrar em um curso que eu sempre admirei". Seu foco agora é se formar e construir uma carreira na Engenharia Civil.
Já Ana Júlia Ferreira da Silva, aluna do curso técnico em Metalurgia, celebra a aprovação em licenciatura em Matemática em duas instituições: UFOP e UNESP. A estudante manifesta interesse por lecionar desde a infância e encontrou, no IFMG, o espaço ideal para desenvolver essa vocação: "Compreendi que precisava de uma preparação sólida para realizar este sonho. Nesse percurso, as aulas do IFMG foram fundamentais". Para ela, entretanto, o bom desempenho se deve, também, às experiências ofertadas pelo campus e usufruídas por ela com êxito. “Quando aproveitamos essas oportunidades, nosso desenvolvimento se torna muito mais completo. Procurei me envolver ao máximo. Fui monitora, participei de projetos de pesquisa e, através dessas experiências, tive um contato mais direto com a educação, o que reafirmou minha vontade de seguir essa área. Acredito que a educação é o caminho para uma vida melhor, ainda mais porque sou a primeira da minha família a chegar no ensino superior. Isso me faz valorizar cada etapa, tanto a trajetória até aqui quanto o resultado que estou conquistando agora", destaca.
Cauê Gustavo Fernandes, que também é aluno de Metalurgia, encontrou na prática constante uma forma de melhorar habilidades e obter um bom desempenho, especialmente em redação, prova na qual obteve 940 pontos. Administrar melhor o tempo foi uma de suas grandes preocupações. "Depois de ter feito o Enem pela primeira vez em 2023, como treineiro, percebi que gastava muito tempo na redação. Então, comecei a estudar modelos e estruturação para ganhar agilidade". O estudante conta que também se apoiou na tecnologia como forma de se aprimorar: "Utilizei a inteligência artificial para corrigir minhas redações. Pedia que avaliasse conforme as competências do ENEM, apontasse meus erros e sugerisse melhorias. Com esse retorno, trabalhava para corrigir e aprimorar meus textos". O esforço valeu a pena: em uma atividade avaliativa na escola, alcançou 920 pontos na redação. "Fiquei muito feliz porque tinha ido bem, além de saber que minha professora já havia corrigido redações do ENEM oficialmente. Assim me senti mais preparado".
Taís Ferreira Rodrigues, aluna de Automação Industrial, procurou aliar os estudos formais com atividades extracurriculares. Durante a preparação para o ENEM, além de um cursinho online, da prática constante de redação e de resolução de questões, ela se dedicou à monitoria de matemática no Campus, o que contribuiu para seu aprendizado. "Ensinar me ajudou a consolidar os conteúdos", conta Taís, que foi aprovada em Engenharia da Computação na UFOP. "Fiquei muito feliz, pois era o curso que eu desejava. O IFMG teve um papel fundamental nessa escolha, já que o curso técnico em Automação Industrial me fez perceber meu interesse pela área." Agora, os planos da estudante são se especializar cada vez mais e aproveitar as oportunidades do mercado de tecnologia.
