Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisa sobre Desenvolvimento Profissional Docente nos Institutos Federais é selecionada entre os melhores trabalhos apresentados em Simpósio Internacional na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

publicado: 04/10/2018 12h33, última modificação: 04/10/2018 12h33

A pesquisa foi desenvolvida pela estudante de Licenciatura em Geografia do Campus Ouro Preto, Karoline Abreu, em conjunto com a aluna de Pedagogia da UFOP, Leidelaine Perucci, sob a orientação da Pedagoga Geralda Pena (Campus Ouro Preto) e coorientação da Professora Célia Nunes (UFOP), com o apoio financeiro do IFMG Campus Ouro Preto.

O objetivo foi identificar estudos e pesquisas sobre desenvolvimento profissional de professores, bem como levantar e analisar programas de desenvolvimento profissional docente nos Institutos Federais Mineiros.

Por meio de uma pesquisa bibliográfica foram mapeados e analisados estudos sobre desenvolvimento profissional docente, destinados aos professores da educação profissional e tecnológica e do ensino superior, em teses, dissertações, periódicos e eventos.

Em uma segunda etapa, foi realizado o acesso aos sites dos cinco Institutos Federais Mineiros e de seus respectivos campi, buscando verificar a existência de programas de desenvolvimento profissional de docentes. Os resultados da investigação apontaram poucos estudos sobre a temática tendo como sujeitos professores da EPT e do Ensino Superior. Além disso, constatou-se a inexistência de programas de desenvolvimento profissional docente nos Institutos Federais mineiros no período de 2009 a 2016 e apenas a promoção de ações isoladas de formação continuada.

O trabalho foi apresentado no mês de abril no III Simpósio Internacional sobre desenvolvimento profissional docente na UTFPR em Curitiba-PR, no qual foram selecionados os quinze melhores trabalhos para compor o E-book intitulado “Currículo e formação de professores: considerações sobre o desenvolvimento profissional”. Este E-book está sendo organizado pelas professoras Marielda Pryjma, Jamile Bridi e Silvana Stremel será publicado pela Editora UTFPR ainda no ano de 2018.

Para maiores informações acesse o site do evento: http://www.sidpd2018.com.br