Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisadores do IFMG publicam em revista internacional

Pesquisadores do IFMG publicam em revista internacional

O artigo busca compreender como a diversidade étnico-racial é percebida pelos/as graduandos/as do curso de licenciatura de Geografia do IFMG - Campus Ouro Preto
publicado: 20/02/2018 10h16, última modificação: 20/02/2018 10h16

Uma pesquisa realizada pelos professores do IFMG Natalino Alves e Shirlene Bemfica dos departamentos de Educação e Línguas, em conjunto com o bolsista Léo Jorge, do departamento de geografia, foi publicada em uma revista internacional de educação a Global Scholastic Research Journal Of Multidisciplinary, que foca em publicar pesquisas de qualidade e que promovam um desenvolvimento acadêmico e social.

O artigo “A percepção dos/as graduandos/as do curso de geografia do IFMG – Campus Ouro Preto sobre a diversidade étnico-racial” partiu de um projeto desenvolvido pelo professor Natalino em 2015, após aprovada pela DIPE na modalidade PIBIC (programa institucional de bolsas de iniciação científica) o professor selecionou bolsistas, Léo, sendo o único selecionado, afirma: “Por ter uma formação sólida nas questões étnico-raciais, o professor achou viável seguir adiante com seu projeto e investigar o assunto e como ele é visto pelos alunos, principalmente na licenciatura em geografia”.

O artigo tenta compreender como a diversidade étnico-racial é percebida pelos graduandos em licenciatura em Geografia no IFMG Campus Ouro Preto. Dessa forma, os pesquisadores buscaram investigar se os graduandos consideram a abordagem do tema da diversidade étnico-racial importante ou não em sua formação docente, entender e que espaço social esses estudantes consideram como sendo formativo para a diversidade étnico-racial e averiguar em que medida eles consideram que possuir tal percepção pode contribuir no exercício de sua prática profissional.

Quanto à metodologia, Léo explica: “A fim de alcançar os objetivos propostos deste projeto de pesquisa, fez-se a opção metodológica pela realização de entrevistas semiestruturadas como sendo um dos principais procedimentos adotados para a coleta de dados” e continua afirmando que de maneira geral, os entrevistados afirmaram que o tema da diversidade geralmente só é abordado em sala de aula por docentes da área de educação.

Academicamente, a realização da pesquisa contribui para entender melhor a abordagem da diversidade étnica-racial na formação de professores do curso de licenciatura de Geografia do IFMG. Com a publicação e divulgação dos resultados alcançados, os pesquisadores esperam contribuir com a reflexão sobre as ações políticas institucionais a favor de promover o trato com a diversidade étnico-racial na formação dos professores.

Os resultados transformados em gráficos permitiram relacionar os dados obtidos explica Léo: “A partir destes gráficos fizemos as devidas inferências relacionando com os resultados obtidos. No que concerne à auto declaração do perfil étnico-racial observamos que, 77% dos/as graduandos/as se autodeclaram como pretos/as e pardos/as, 18% deles/as como sendo brancos/ase 5% se autodeclaram como indígenas. Se confrontarmos o perfil étnico-racial dos estudantes do Curso com o da população do Município de Ouro Preto irá perceber que a presença afro-brasileira na região é notória, conforme a divulgação dos dados do último Censo realizado pelo IBGE no ano de 2010, onde 66,9% dos ouro-pretanos se autodeclararam pardos e pretos.”.