Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisadores do IFMG têm sete trabalhos selecionados para o III InovEPT 2025
conteúdo

Notícias

Pesquisadores do IFMG têm sete trabalhos selecionados para o III InovEPT 2025

Evento reúne iniciativas inovadoras da Rede Federal e abordam temas como meio ambiente, saúde, bem-estar animal e desenvolvimento social.
publicado: 06/06/2025 16h58, última modificação: 06/06/2025 16h58

Sete pesquisadores do IFMG tiveram seus trabalhos selecionados para apresentação no III Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica (InovEPT). O evento acontecerá de 10 a 12 de junho de 2025, no Instituto Federal de Brasília (IFB), Campus Brasília. Os docentes atuam nos campi Ribeirão das Neves, Ouro Preto,  Piumhi, Governador Valadares e São João Evangelista.

O InovEPT é um dos principais eventos do país voltados à promoção da inovação, do empreendedorismo e do desenvolvimento sustentável na educação profissional e tecnológica. A iniciativa reúne professores, pesquisadores, estudantes e profissionais que desenvolvem projetos de impacto social, econômico e ambiental em suas comunidades.

Os trabalhos selecionados abordam temas alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco em áreas como meio ambiente, saúde, saneamento, bem-estar animal e desenvolvimento comunitário.

Conheça os projetos do IFMG que estarão no InovEPT 2025

>> Gabriela Oliveira (Campus Ribeirão das Neves) – Análise estatística da qualidade das águas superficiais do Ribeirão das Neves

>> Luciano Miguel Moreira dos Santos (Campus Ouro Preto) – Saneamento participativo: proteção à saúde e geração de trabalho e renda em comunidades rurais do distrito de Cachoeira do Brumado, município de Mariana.

>> Humberto Coelho de Melo (Campus Piumhi) – IFMG sustentável: por uma metamorfose social.

>> Arnaldo José Cambraia Neto (Campus Governador Valadares) – Determinação da suscetibilidade espacial à dengue na zona urbana de Governador Valadares (MG), utilizando a integração entre sistemas de informação geográfica e análise multicritério.

>> Clarice Silva Cesário (Campus São João Evangelista) – Voluntárias pelos cães no IF: Conta Cãomigo.

>> Cecília Félix Andrade Silva (Campus Ouro Preto) – Mapeamento das áreas suscetíveis a inundação no perímetro urbano do distrito de Amarantina e Cachoeira da Campo.

>> Fernanda Ayaviri Matuk van Maurik (Campus São João Evangelista) – Êxitos e desafios para promover sustentabilidade com comunidades rurais com pesquisa participativa.

Os projetos refletem diretamente o papel social dos institutos federais e sua capacidade de promover soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios enfrentados por diferentes comunidades. Além de fortalecer a produção científica, a participação no InovEPT também é uma oportunidade de intercâmbio de experiências, construção de parcerias e ampliação do impacto dos trabalhos desenvolvidos no IFMG.

Sobre o InovEPT 2025

O evento é promovido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e tem como objetivo fomentar a cultura da inovação e do empreendedorismo no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

A programação (clique aqui) contará com apresentação de trabalhos, oficinas, palestras, mesas-redondas e atividades voltadas à integração de ensino, pesquisa, extensão e inovação.